14 FEV 2026 | ATUALIZADO 15:04
ESTADO
14/02/2026 14:44
Atualizado
14/02/2026 14:51

Mossoró, Parnamirim e Natal podem modernizar transporte com Novo PAC Mobilidade

Cadastro está aberto para estados e municípios submeterem propostas de renovação de frota e projetos estruturantes, visando aprimorar o transporte público. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Os projetos de renovação de frota e infraestrutura urbana já podem ser submetidos no TransfereGov.
Cadastro está aberto para estados e municípios submeterem propostas de renovação de frota e projetos estruturantes, visando aprimorar o transporte público. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Os projetos de renovação de frota e infraestrutura urbana já podem ser submetidos no TransfereGov.
Foto: Pedro Cezar

Os municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim, assim como o Estado do Rio Grande do Norte, outros estados e cidades brasileiras, já podem submeter propostas para o Novo PAC Mobilidade. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, abriu o cadastro para projetos que visam a modernização e a qualificação do transporte público, oferecendo uma oportunidade importante para aprimorar a infraestrutura e os serviços de mobilidade urbana nas cidades potiguares.

O programa está dividido em duas frentes estratégicas: Renovação de Frota e Mobilidade Grandes e Médias Cidades. Ambas as linhas de ação buscam apoiar a aquisição de novos veículos e o financiamento de obras estruturantes, com foco em um transporte mais eficiente e sustentável. Os projetos de renovação de frota e infraestrutura urbana já podem ser submetidos no TransfereGov. 

A secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão, Virgínia Ferreira, fala sobre essa nova oportunidade de modernização da mobilidade urbana nas principais cidades do RN. 

“É um momento de fortalecimento do pacto federativo — União, estados e municípios atuando de forma coordenada — para transformar oportunidades em investimentos reais, sustentados por projetos tecnicamente viáveis e por uma política nacional fundada na equidade e no compromisso social”, explica Virgínia.

Para a renovação de frota, o Novo PAC Mobilidade contempla a compra de ônibus com tecnologias mais limpas e modernas, incluindo modelos elétricos, Euro 6 (com menor emissão de poluentes) e movidos a gás. Além dos ônibus, o programa também prevê a aquisição de veículos sobre trilhos e sistemas aquaviários, diversificando as opções de transporte coletivo.

Já a frente de Mobilidade Grandes e Médias Cidades se destina a financiar projetos de infraestrutura de grande porte. Entre as obras elegíveis estão a construção de corredores exclusivos para ônibus (BRT), terminais de integração e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Essas intervenções são fundamentais para otimizar os deslocamentos urbanos, reduzir congestionamentos e oferecer mais agilidade e conforto aos usuários do transporte público.

A abertura do cadastro representa uma janela de oportunidade para as administrações municipais de Natal, Mossoró e Parnamirim elaborarem e apresentarem projetos quke possam transformar a realidade do transporte local. A iniciativa busca não apenas modernizar, mas também promover um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo para a mobilidade urbana brasileira.

Como participar: os proponentes (prefeituras) devem acessar o TransfereGov, por meio dos programas específicos de Mobilidade, para realizar o cadastro e envio da documentação técnica.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário