01 DEZ 2024 | ATUALIZADO 10:08

POLÍTICA

  Ministros vêm ao RN discutir investimentos do Governo Federal no Estado. Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, serão recebidos nesta terça-feira (26), pela governadora Fátima Bezerra, para debater o andamento dos empreendimentos que compõem a carteira de projetos do plano de investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Na agenda dos ministros está uma reunião com a governadora e visitas à Estação de Tratamento de Esgoto Jaguaribe, e as obras da ETE Jundiaí-Guarapes.
Ministros vêm ao RN discutir investimentos do Governo Federal no estado

25/11/2024 18:07

Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, serão recebidos nesta terça-feira (26), pela governadora Fátima Bezerra, para debater o andamento dos empreendimentos que compõem a carteira de projetos do plano de investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Na agenda dos ministros está uma reunião com a governadora e visitas à Estação de Tratamento de Esgoto Jaguaribe, e as obras da ETE Jundiaí-Guarapes.

  STF determina nova eleição para Mesa Diretora da ALRN para biênio 2025/2026. Por unanimidade, o Plenário acompanhou o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que considerou inconstitucional regra que permitia a eleição antecipada dos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura a qualquer momento até o terceiro ano legislativo. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7733, apresentada pela PGR, contra dispositivo do Regimento Interno da ALRN. A alegação era a de que a norma fere os princípios da alternância de poder. Gilmar Mendes afirmou que a antecipação favorece apenas grupos políticos majoritários e influentes no momento da votação, não refletindo, necessariamente, o anseio predominante do novo biênio.
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da ALRN para biênio 2025/2026

25/11/2024 12:01

Por unanimidade, o Plenário acompanhou o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que considerou inconstitucional regra que permitia a eleição antecipada dos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura a qualquer momento até o terceiro ano legislativo. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7733, apresentada pela PGR, contra dispositivo do Regimento Interno da ALRN. A alegação era a de que a norma fere os princípios da alternância de poder. Gilmar Mendes afirmou que a antecipação favorece apenas grupos políticos majoritários e influentes no momento da votação, não refletindo, necessariamente, o anseio predominante do novo biênio.

  Senadores vão analisar PL sobre aumento das cotas raciais em concursos públicos federais. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o PL 1.958/21 foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (19), com mudanças. O projeto, que prevê reserva às pessoas pretas e pardas, aos indígenas e aos quilombolas 30% das vagas em concursos públicos federais, pretende substituir a Lei de Cotas no Serviço Público, que perdeu a vigência em junho deste ano. A lei previa a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros.
Senadores vão analisar PL sobre aumento das cotas raciais em concursos públicos federais

21/11/2024 17:15

De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o PL 1.958/21 foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (19), com mudanças. O projeto, que prevê reserva às pessoas pretas e pardas, aos indígenas e aos quilombolas 30% das vagas em concursos públicos federais, pretende substituir a Lei de Cotas no Serviço Público, que perdeu a vigência em junho deste ano. A lei previa a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros.

  PT pede o arquivamento do PL que prevê anistia para condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2022. O documento foi protocolado na Câmara dos Deputados pela presidenta do Partidos dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Odair Cunha. Eles argumentam que manter a tramitação do projeto, “é de todo inoportuno e inconveniente para o processo democrático e paz nacional”. Segundo o partido, isso ficou demonstrado pelo recente atentado a bomba contra a sede do STF, em Brasília, e pelas conclusões da PF no inquérito do 8 de janeiro, revelando os planos de assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre Moraes.
PT pede arquivamento do PL que prevê anistia para condenados pelo 8 de janeiro de 2022

21/11/2024 10:57

O documento foi protocolado na Câmara dos Deputados pela presidenta do Partidos dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Odair Cunha. Eles argumentam que manter a tramitação do projeto, “é de todo inoportuno e inconveniente para o processo democrático e paz nacional”. Segundo o partido, isso ficou demonstrado pelo recente atentado a bomba contra a sede do STF, em Brasília, e pelas conclusões da PF no inquérito do 8 de janeiro, revelando os planos de assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre Moraes.

  PT Mossoró convida movimentos sociais e sindicais para construir agenda de luta contra a escala 6x1. A pauta foi discutida durante reunião, nesta segunda-feira (18), na sede do partido político que fica na região central da cidade. A deputada Isolda Dantas, presidente do partido local, diz que é necessário aprofundar o debate sobre a pauta na sociedade, “As pessoas precisam estar cientes e comprometidas com a luta contra a precarização do trabalho e a banalização do cansaço. É uma luta por direitos e bem-estar, valorizando também os salários. Essa luta não é de agora e não deve parar. Vamos seguir sustentando o debate e batalhando pelos direitos dos trabalhadores”, conclui.
PT Mossoró convida movimentos sociais para construir agenda de luta contra a escala 6x1

19/11/2024 16:41

A pauta foi discutida durante reunião, nesta segunda-feira (18), na sede do partido político que fica na região central da cidade. A deputada Isolda Dantas, presidente do partido local, diz que é necessário aprofundar o debate sobre a pauta na sociedade, “As pessoas precisam estar cientes e comprometidas com a luta contra a precarização do trabalho e a banalização do cansaço. É uma luta por direitos e bem-estar, valorizando também os salários. Essa luta não é de agora e não deve parar. Vamos seguir sustentando o debate e batalhando pelos direitos dos trabalhadores”, conclui.


Notas

Tekton

Publicidades