28 MAR 2024 | ATUALIZADO 15:39
SAÚDE
11/08/2020 10:32
Atualizado
11/08/2020 10:35

Alimentação balanceada pode ajudar pacientes acometidos de Esclerose Lateral Amiotrófica

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que uma dieta balanceada rica em carboidratos aumenta a expectativa de vida das pessoas que já possuem esclerose; “As pessoas que possuem essa doença podem ter uma vida confortável, dentro da progressão da enfermidade, mas isso requer que os pacientes sigam o tratamento”, disse a neurologista do Cintya Melo.
FOTO: REPRODUÇÃO

Conhecida popularmente por ELA, a esclerose lateral amiotrófica é uma doença rara, tendo como principal característica a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos. Sem cura, as causas da doença ainda são estudadas.

O diagnóstico e o início precoce do tratamento são requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença.

“As pessoas que possuem essa doença podem ter uma vida confortável, dentro da progressão da enfermidade, mas isso requer que os pacientes sigam o tratamento”, disse a neurologista do Hapvida, Drª Cintya Melo.

De acordo com a especialista, levar uma vida saudável, com exercícios moderados, parecem ser fatores que reduzem um pouco o risco de desenvolver ELA.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que uma dieta balanceada rica em carboidratos aumenta a expectativa de vida das pessoas que já possuem esclerose.

Segundo a médica, cerca de 10% dos casos é causado por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes se desgastam ou morrem e não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.

Outros pontos podem estar ligados ao aparecimento da ELA: mutação; genética; desequilíbrio químico no cérebro (níveis de glutamato mais elevado), o que é tóxico para as células nervosas; doenças autoimunes; mau uso de proteínas.

A médica explica que entre os sintomas mais comuns estão perda gradual de força e coordenação muscular; incapacidade de realizar tarefas rotineiras, como subir escadas, andar e levantar; dificuldades para respirar e engolir; engasgar com facilidade; contrações musculares e outros.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário