A busca por um Hospital Universitário (HU) em Mossoró ganhou um novo e importante capítulo nesta semana. Na última segunda-feira (21), a Frente Parlamentar pelo Hospital Universitário em Mossoró, liderada pelo vereador Thiago Marques, realizou uma visita técnica estratégica ao Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, considerado o maior HU do estado.
A comitiva mossoroense foi composta por figuras importantes da educação e gestão pública da cidade, incluindo a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Rodrigo Codes, e o Secretário de Planejamento e Projetos Especiais (SPPE), Augusto Cavalcante, além de outras representatividades. Em Fortaleza, o grupo foi recepcionado pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Dárcio Teixeira, e pela diretora-geral do HUC, doutora Ivelise Brasil.
HUC foi inaugurado no dia 19 de março de 2025, pela presidente Lula. No dia anterior, Lula passou pelo Aeroporto de Mossoró, com destino a Barragem de Oiticica e, na ocasião, o vereador Thiago Marques, entregou carta ao presidente pedindo a construção de um Hospital Universitário para Mossoró, explicando a necessidade que se tem para atender a população e para fortalecer as faculdades de medicina.
O vereador apresentou a proposta a reitoria da UERN e também da UFERSA, que a recepcionaram com entusiasmo, considerando a necessidade extrema para servir como campo de estágio e residência aos formandos em medicina e em outros seguimentos da saúde.
A necessidade de um hospital em Mossoró, com perfil universitário, que possa atender a demanda municipal, foi apresentado pelo vereador Thiago Marques na Tribuna da Câmara Municipal e também na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. "É o que precisamos e é nossa bandeira de luta", destaca o vereador.
O objetivo da visita foi aprofundar o conhecimento sobre o modelo de gestão, a estrutura e o processo de construção de um hospital universitário que é referência tanto no ensino quanto no atendimento público de saúde. A iniciativa visa embasar o projeto de Mossoró, garantindo que seja um equipamento de ponta para a região.
O vereador Thiago Marques enfatizou a urgência da demanda para Mossoró. "Mossoró tem três cursos de Medicina, mais do que a capital, mas não tem um hospital universitário. Essa realidade precisa mudar. O Hospital Universitário é uma ferramenta que transforma o atendimento à população, qualifica profissionais e gera empregos", defendeu Marques. A fala do vereador ressalta o potencial transformador de um HU, não apenas na saúde, mas também na educação e economia local.
A visita ao HUC marca mais um passo concreto da Frente Parlamentar, que tem promovido um amplo diálogo com universidades, conselhos de classe, o município e a sociedade em geral. O objetivo é mobilizar apoio e garantir a inclusão do projeto de um HU em Mossoró em uma emenda de bancada federal, um caminho crucial para a viabilização de recursos.
"Estamos organizando um projeto robusto. Com união e trabalho, Mossoró vai conquistar esse equipamento fundamental", afirmou Thiago Marques, demonstrando otimismo e confiança na concretização desse sonho que pode revolucionar a saúde e o ensino em Mossoró e região.
A criação de um Hospital Universitário em Mossoró traria múltiplos benefícios, desde a melhoria do atendimento à saúde da população até a qualificação de profissionais e a geração de empregos. Qual você acredita que seria o impacto mais imediato para a cidade com a construção desse hospital?