10 DEZ 2024 | ATUALIZADO 08:35
ESTADO
05/11/2024 09:31
Atualizado
05/11/2024 09:32

Baías dos Golfinhos e Formosa podem entrar para o Clube das Baías Mais Lindas do Mundo

A+   A-  
A associação sem fins lucrativos reúne baías consideradas as mais belas mundialmente, com a chancela da UNESCO. Engloba 44 baías de diversos países, sendo do Brasil apenas uma, a Praia do Rosa em Santa Catarina. A questão será debatida ao longo da semana, durante a estadia de uma comitiva de Portugal no RN. A comitiva foi recebida nesta segunda-feira (4), pela governadora Fátima Bezerra. A visita tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos entre o país Europeu e o Estado, em áreas como qualificação, turismo e sustentabilidade. “Essa agenda é inspiradora e promissora. Penso em quanto o povo do Rio Grande do Norte ganha com essa visita para promover ambos os territórios”, afirma a governadora.
Imagem 1 -  Baías dos Golfinhos e Formosa podem entrar para o Clube das Baías Mais Lindas do Mundo. A associação sem fins lucrativos reúne baías consideradas as mais belas mundialmente, com a chancela da UNESCO. Engloba 44 baías de diversos países, sendo do Brasil apenas uma, a Praia do Rosa em Santa Catarina. A questão será debatida ao longo da semana, durante a estadia de uma comitiva de Portugal no RN. A comitiva foi recebida nesta segunda-feira (4), pela governadora Fátima Bezerra. A visita tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos entre o país Europeu e o Estado, em áreas como qualificação, turismo e sustentabilidade. “Essa agenda é inspiradora e promissora. Penso em quanto o povo do Rio Grande do Norte ganha com essa visita para promover ambos os territórios”, afirma a governadora.
Baías dos Golfinhos e Formosa podem entrar para o Clube das Baías Mais Lindas do Mundo. A associação sem fins lucrativos reúne baías consideradas as mais belas mundialmente, com a chancela da UNESCO. Engloba 44 baías de diversos países, sendo do Brasil apenas uma, a Praia do Rosa em Santa Catarina. A questão será debatida ao longo da semana, durante a estadia de uma comitiva de Portugal no RN. A comitiva foi recebida nesta segunda-feira (4), pela governadora Fátima Bezerra. A visita tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos entre o país Europeu e o Estado, em áreas como qualificação, turismo e sustentabilidade. “Essa agenda é inspiradora e promissora. Penso em quanto o povo do Rio Grande do Norte ganha com essa visita para promover ambos os territórios”, afirma a governadora.

Com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimentos em áreas como qualificação, turismo e sustentabilidade, o governo do Rio Grande do Norte recebe esta semana uma comitiva de representantes dos municípios de Setúbal, Palmela, Sesimbra e empresários portugueses.

A comitiva foi recebida pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira (04), durante solenidade de apresentação no auditório da Governadoria, onde assinaram uma Carta de Intenções para futuras parcerias.

A visita foi uma articulação definida após tratativas iniciadas em março de 2024, em visita da comitiva do Rio Grande do Norte à Portugal, durante agenda paralela à BTL. A governadora e a secretária de Turismo, Solange Portela, estiveram na cidade portuguesa de Setúbal para conhecer o projeto “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”.

“Essa agenda é inspiradora e promissora. Penso em quanto o povo do Rio Grande do Norte ganha com essa visita para promover ambos os territórios”, afirma a governadora.

A comitiva, composta pelos presidentes das Câmaras Municipais das cidades de Setúbal, Palmela e Sesimbra – a presidência da Câmara Municipal em Portugal corresponde ao cargo de prefeito aqui no Brasil – estará no Rio Grande do Norte até o dia 09 de novembro.

Também vieram com eles empresários portugueses do ramo de turismo, energia renovável, agricultura, fruticultura, pesca, infraestrutura, qualificação, entre outros. O objetivo da visita é o intercâmbio de conhecimentos e a apresentação das potencialidades do Rio Grande do Norte em diversas áreas.

“Esse tipo de evento fomenta pontos importantes, que são a parte social, cultural, do turismo e do desenvolvimento econômico. Então hoje nós temos aqui alguns dos municípios mais importantes de Portugal, tanto na área de turismo, quanto na área empresarial”, diz o Cônsul de Portugal, Francisco Lammy.

O cônsul disse que o município de Setúbal, por exemplo, possui o melhor e maior porto de Portugal proporcional, assim como a maior empresa construtora de navios da Europa. “A governadora foi muito feliz em fazer esse convite justamente para esses três municípios”, complementa.

No período de sua estadia, a comitiva participará de Workshops, a serem realizados no Centro de Convenções ao longo da semana, sobre oportunidades de negócios, interesses comerciais e a área de turismo.

Para tanto, foram mobilizadas entidades do governo e do setor produtivo, como as secretarias de Turismo, de Agricultura e Pesca, do Planejamento, do Desenvolvimento Econômico, da área de importação e tributação; assim como entidades como o SEBRAE, SENAI, FIERN, ABAV, ABIH, ABRASEL; e entidades de ensino como SENAC, UFRN, IFRN, IMD, para a apresentação das potencialidades do estado.

Os três municípios integram o Território da Arrábida, onde Setúbal é membro do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, uma associação sem fins lucrativos que reúne baías consideradas as mais belas mundialmente, com a chancela da UNESCO. Engloba 44 baías de diversos países, sendo do Brasil apenas uma, a Praia do Rosa em Santa Catarina.

A comitiva portuguesa sugere a inclusão da Baía dos Golfinhos, no município de Tibau do Sul, e de Baía Formosa ao Clube das Baías Mais Lindas do Mundo. Para isso, serão feitas a explanação, uma reunião setorial e visitas técnicas nos municípios Norte-Rio-grandenses visando estreitar a comunicação rumo à chancela destas.

“Isso implica em visibilidade, principalmente no aspecto turístico. Eles têm toda uma estratégia de divulgação para a promoção das baías, além de realizar anualmente um seminário, onde eles fazem rodízio para que aconteça cada ano e uma das baías. Em um futuro próximo, um seminário desse poderá acontecer aqui no Rio Grande do Norte, convidando todas as os demais representantes desses outros países”, comenta a secretária estadual de Turismo, Solange Portela.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário