Os alunos da Rede Municipal de Ensino começam nesta quarta-feira (28) a apresentarem seus projetos científicos na VII Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino - FECIRME.
Realizado pela Prefeitura de Mossoró na Estação das Artes, o evento estimula e incentiva os alunos da rede municipal na iniciação científica com a apresentação de projetos de pesquisa em diferentes áreas. Nesta Edição, a exposição científica conta com 191 projetos desenvolvidos em 46 escolas municipais.
“As feiras de ciências nas escolas assumem uma função de suma importância para o desenvolvimento do pensamento, alfabetização e letramento científico, do desenvolvimento da oralidade e das competências de leitura e escrita dos estudantes", destacou Marcos Oliveira, Secretário Municipal de Educação.
A VII FECIRME acontece nesta quarta-feira (28) e segue até a quinta-feira (29), das 8h às 17h, na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania. O evento mobiliza estudantes e familiares, professores, gestores e supervisores escolares, técnicos e coordenadores da Secretaria de Educação e comunidade acadêmica de diversas Instituições de ensino superior.
Marcos Oliveira acrescenta que as feiras de ciências são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências, além da promoção da integração e do trabalho em equipe.
“A FECIRME tem como objetivo geral oportunizar aprendizado significativo, em conjunto, de forma coletiva, pautado na cultura científica e tecnológica, na investigação de problemas e questões da sociedade, utilizando a metodologia científica com vistas à promoção da inovação, inclusão, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução das desigualdades”.
Ao total, são 46 unidades de ensino envolvidas, sendo 30 da zona urbana e 16 da zona rural. Ao longo do evento, são 106 projetos apresentados no dia 28 de agosto, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e no dia 29, serão apresentados 85 projetos de alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.