18 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:41
ESTADO
15/07/2021 18:14
Atualizado
15/07/2021 18:32

Sesap detalha reversão de leitos Covid e anuncia retorno da cirurgias eletivas

A medida teve início após as taxas de ocupação de leitos no estado apresentarem tendência sustentada de queda. Com a reversão dos leitos, também foi anunciada a retomada das cirurgias eletivas. A expectativa da Sesap é realizar 10 mil procedimentos até o final de 2021 .

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), anunciou durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), que quatro hospitais estaduais do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró, já iniciaram o processo de reversão de seus leitos de UTI Covid em leitos de UTI Geral para atendimento a outras patologias.

A medida teve início após as taxas de ocupação de leitos no estado apresentarem tendência sustentada de queda.

Com a reversão dos leitos, também foi anunciada a retomada das cirurgias eletivas. A expectativa da Sesap é realizar 10 mil procedimentos até o final de 2021 A secretária adjunta de saúde, Maura Sobreira, reforçou que todo o planejamento de insumos, pessoal e logística tem sido garantido às unidades da rede SUS estadual, através do Programa RN Mais Cirurgias.

“O panorama hoje da Covid no RN é de diminuição tanto de casos confirmados, como para solicitação de leitos de UTI, o que nos dá uma tranquilidade, mas ainda devemos manter o alerta e respeitar os protocolos para progredirmos no controle da pandemia”, reforçou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

A melhora no cenário epidemiológico tem alguns fatores importantes, como o avanço da vacinação no estado, os decretos implementados pelo Governo do RN com medidas de restrição regionalizadas e, sobretudo, as ações de vigilância no território em todas as regiões de saúde. Já são 13.176 altas hospitalares, após Covid, em leitos SUS.

Maura Sobreira explica que a reversão vem sendo feita de forma programada e observando os dados epidemiológicos.

“Com taxas de ocupação inferiores a 60%, nós estamos há vinte dias fazendo, de forma programada, a reversão de leitos tanto clínicos como críticos para atender a demanda geral. Tudo está sendo consolidado com muito cuidado para que não tenhamos reflexo no aumento das taxas de ocupação Covid”, explica.

No hospital João Machado, em Natal, foram cinco leitos revertidos, ficando a unidade com 50 leitos de UTI Covid e 20 leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia, são cinco leitos semi-intensivos, e para os próximos dias, a previsão é que leitos clínicos do Hospital Rafael Fernandes sejam transformados em leitos para doenças infectocontagiosas.

Hoje o RN conta com 389 leitos críticos Covid, sendo 173 disponíveis. E 423 leitos clínicos, sendo 277 disponíveis. A taxa de ocupação no RN está 54,2%; Região Metropolitana: 52,1%; Região Oeste: 63,2% e Seridó: 41,2%.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário