25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:17
SAÚDE
17/02/2020 11:00
Atualizado
17/02/2020 11:00

Tecnologia x crianças: quais prejuízos isso pode causar na saúde da criança

Qual seria a idade ideal para que as crianças iniciem a utilização de aparelhos como computadores, celulares e tablets? A pediatra Kallydya Fonseca falou um pouco sobre o assunto; confira.
FOTO: CEDIDA

Não é de hoje que a tecnologia vem mudando o modo como nos relacionamos e ajudando a melhorar inúmeros aspectos da vida. Computadores, celulares e tablets já fazem parte do dia a dia de toda a família.

Mas qual seria a idade ideal para que a criança inicie a utilização desses aparelhos? A pediatra do Hapvida, Drª Kallydya Fonseca, que tem vasta experiência na área responde alguns questionamentos.

Em que idade é saudável a criança assistir em tablets e smartphones?

Até os dois anos nós orientamos que a criança não utilize esses aparelhos. A partir dessa idade o ideal seria no máximo uma hora por dia.

Quais malefícios a utilização desses aparelhos podem acarretar na criança?

Dependendo da idade da criança o mau uso da tecnologia pode causar ansiedade, problemas na visão ou na coluna devido a posição do corpo, dificuldade de concentração. O importante é os pais ou responsáveis supervisionarem a criança ou adolescente para que haja um controle do tempo.

Como os pais devem agir caso a criança esteja passando muito tempo nos aparelhos eletrônicos?

A primeira atitude é o exemplo, os pais também precisam deixar os aparelhos um pouco de lado. A mesa, por exemplo, é bom que todos conversem, interajam. Não se devem fazer as refeições assistindo, pois a criança não percebe nem o que está mastigando.

A pediatra ressalta que é importante lembrar que carinho, interação social, contato, atividades em família são muito importantes e fazem parte do desenvolvimento saudável de qualquer ser humano, e as crianças merecem essa atenção especial.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário