19 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:32
SAÚDE
13/01/2020 10:46
Atualizado
13/01/2020 10:46

Psicóloga orienta a como definir as metas do ano com tranquilidade

“É comum, no início do ano, que as pessoas se encham de energia, e, com ela, acabam por estabelecer metas para que possam ser cumpridas, porém, é preciso ter cuidado para que as metas não se tornem obsessão ou ainda, que não se caia na frustração em não conseguir alcançá-las, este último é com certeza o mais comum”, explica Adriana Melo
FOTO: REPRODUÇÃO

Todo início de ano é comum que as pessoas planejem metas para cumprir ao longo do ano. Seja na área profissional, dos estudos, espiritual e no lar.

Tem aqueles que sistematizam o ano todo organizando seus objetivos e atividades em agendas. Adriana Melo, psicóloga do Hapvida, orienta como planejar as atividades do ano sem pressão.

“É comum, no início do ano, que as pessoas se encham de energia, e, com ela, acabam por estabelecer metas para que possam ser cumpridas, porém, é preciso ter cuidado para que as metas não se tornem obsessão ou ainda, que não se caia na frustração em não conseguir alcançá-las, este último é com certeza o mais comum”, explica.

A especialista enfatiza que escrever as metas ajuda a lembrar que é preciso realizá-las. “A meta ou o objetivo deve ser algo alcançável. As metas também não devem ser muitas, escolha pelo menos 5 principais, e a medida em que forem realizadas outras poderão ser colocadas no lugar”, adverte.

A psicóloga acrescenta que é necessário definir como as metas serão cumpridas, dessa forma, se faz necessário evitar metas que dependam de outras pessoas.

“Estabeleça para você mesmo a necessidade de ir até o final. Caso queira andar de bicicleta, é preciso que tenha uma bicicleta ou acesso fácil a uma, caso queira viajar certifique-se dos recursos financeiros para tal e etc”, argumenta.

Outro ponto importante ao estabelecer as metas é determinar os prazos. “Todas as metas deverão ter um prazo inicial, e esse prazo deve ser atendido, lembre-se que a meta é algo positivo e o melhor beneficiado é você. No meio do ano reavalie sua conduta, seus prazos e suas dificuldades e lembre de refazer os planos quando for preciso”, destaca.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário