28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
SAÚDE
24/10/2019 15:30
Atualizado
24/10/2019 15:33

Juiz Federal do RN permite a aquisição de Cannabis para uso medicinal

O salvo conduto foi emitido com base no pedido de uma mulher que deseja fazer o cultivo da planta para tratar um câncer de mama. Aos autos do processo, foi anexada uma declaração do Diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, mostrando os benefícios da Cannabis no combate a doença.
Juiz Federal do RN permite a aquisição de Cannabis para uso medicinal. O salvo conduto foi emitido com base no pedido de uma mulher que deseja fazer o cultivo da planta para tratar um câncer de mama.
FOTO: REUTERS/AMIR COHEN

O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, determinou a expedição de um salvo conduto para aquisição, importação, desembaraço aduaneiro e transporte de Cannabis, inclusive suas sementes em todo o território nacional.

O magistrado atendeu a pedido de habeas corpus feito por uma mulher que deseja fazer o cultivo caseiro da Cannabis para tratamento de câncer de mama.

Foram colocados nos autos do processo estudos científicos e reportagens mostrando o uso do produto para fins terapêuticos. Foram anexados ainda laudos médicos da paciente diagnosticada com câncer de mama.

Inclusive há no processo uma declaração do Diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, mostrando os benefícios da Cannabis para o câncer.

“Tem sido recorrente não apenas no Brasil como em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos, os médicos receitarem para os seus pacientes o tratamento à base da extração do óleo da planta de Cannabis. Esse é um dado que chama a atenção. Note-se que o tratamento essencialmente repressor dado à questão em nosso país por inspiração da política antidrogas norte americana, é hoje seriamente questionada e revista até pelos EUA no seu âmbito interno, tanto que vários Estados americanos já legalizaram o uso da Cannabis para fins medicinais, especialmente para pacientes com parkinson, câncer, glaucoma, epilepsia e até insônia ou dores nas costas”, escreveu o Juiz Federal Walter Nunes.

O magistrado disse ainda em sua análise que não deve ser considerado crime o uso terapêutico quando nem ao menos o uso recreativo é criminalizado no país, principalmente quando terapias utilizando a Cannabis são comprovadamente eficientes.

“Tanto o é que a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA permite a sua importação, porém, não da matéria prima ou semente, mas apenas de medicamentos ou produtos com o respectivo princípio ativo”.

Ele lembrou que apesar da ANVISA ter retirado a Cannabis Sativa da sua lista de drogas proibidas , quando utilizada para fins medicinais, a agência não permite a produção do óleo essencial no Brasil, nem muito menos a importação da matéria prima.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário