29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
EDUCAÇÃO
15/10/2019 17:53
Atualizado
15/10/2019 17:56

Educadora do Ano lembra luta dos professores para compartilhar ensinamentos

Joice Lamb, escolhida como educadora do ano no Prêmio Educador Nota 10, reflete sobre os desafios da profissão.
FOTO: FLÁVIO SANTANA

Com 28 anos dedicados à docência, a coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, Joice Lamb, trabalha diariamente para melhorar a realidade dos alunos por meio da educação pública.

Muito antes de se tornar professora da rede municipal de Novo Hamburgo (RS), ela já entendia que a profissão tinha, entre tanto outros, o significado do verbo lutar.

Em 2019, além de estar entre os dez vencedores da 22º edição do Prêmio Educador Nota 10, Joice foi escolhida pelo júri da premiação como a Educadora do Ano.

Refletindo sobre o Dia do Professor, comemorado no Brasil todo 15 de outubro, Joice prefere para além de felicitações, a concretude de ações que melhorem a atuação profissional de todos os docentes espalhados pelo país.

A maturidade que adquiriu com as vivências em sala de aula hoje lhe serve para reforçar que o professor não pode ser bom trabalhando sozinho ou em condições que prejudiquem a sua atuação.

“Às vezes, a sociedade joga toda questão da educação para cima do professor. Um bom professor não se constitui só porque ele quer ou tem vocação de ser bom. Tem vários aspectos que fazem um bom professor: a formação continuada, um espaço escolar adequado, os recursos didáticos e outros”, avalia.


APRENDER E COMPARTILHAR

Joice Lamb compartilha seus conhecimentos através do projeto #aprenderecompartilhar – Escola inovadora, vencedor do Prêmio Educador Nota 10, pensado por ela com coautoria das educadoras Lea Borges, Andrea Zimmer, Daniela Flor e Daiana Lahm.

Na Escola Profª Adolfina, as inovações pedagógicas são realizadas em variados projetos, como os que instigam a aprendizagem da Matemática e a produção de poemas.

No #foradacaixa, os alunos, independente de idade ou turma, participam de atividades juntos, sob o acompanhamento de professores.

Já no projeto de Iniciação Científica, estudantes do Ensino Fundamental escolhem temas de pesquisa, colegas de equipe e professores orientadores para realizar um estudo que é apresentado em uma feira anual.

SOBRE O PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10

 O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação.

Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação. https://premioeducadornota10.org/


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário