28 MAR 2024 | ATUALIZADO 11:37
MOSSORÓ
11/10/2019 10:34
Atualizado
11/10/2019 11:12

1ª edição do “Justiça Cidadã” acontecerá no dia 19 de outubro em Mossoró

O projeto será promovido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido e visa promover ações de cidadania para a população.
FOTO: REPRODUÇÃO/JFRN

Está confirmada para o dia 19 de outubro a primeira edição do projeto Justiça Cidadã, que será promovido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido.

O evento será voltado a ações de cidadania e voluntariado social. A programação será realizada das 8h às 14h, na sede da UFERSA, em Mossoró.

 “O Justiça Cidadã é um projeto que já nasce grande. Faremos a primeira edição mobilizando diversos órgãos e instituições que têm suas atividades afins ao trabalho da Justiça Federal e a construção da cidadania”, destacou o Diretor da Subseção da JFRN em Mossoró, Juiz Federal Orlan Donato.

O INSS já confirmou presença no projeto, onde estará trazendo orientações e fazendo requerimentos de benefícios para Previdência Social..

A Procuradoria Federal estará atuando com o parcelamento de débitos tributários e não tributários junto ao Inmetro, IBAMA, ANP, ANTT e autarquias federais.

A Defensoria Pública da União atenderá as pessoas que buscam ajuizar ações contra INSS, CEF, Correios e DNIT.

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal Rural do Semiárido fará atendimento de prestação e orientação de ajuizamento de ações, trabalho que terá como responsável o curso de Direito da UFERSA.

O Núcleo de Práticas Jurídicas fará atendimento in loco (previamente agendado e com limite de assistidos) e prestação de orientações/encaminhamentos. Já Ágora - Consultoria Jurídica (empresa júnior) levará orientações sobre atividades relacionadas a empreendedorismo para microempreendedores individuais.

Mas o projeto Justiça Cidadã também atuará com ações voltadas à saúde e qualidade de vida. O curso de Medicina da Ufersa fará triagem clínica com avaliação de pressão e agendamento de consulta para quem necessitar.

Um espaço para defesa do Sistema Único de Saúde/Direitos e Deveres dos cidadãos. Além disso, serão trazidas orientações para doação de sangue e medula óssea. Outro destaque é o espaço para avaliação de lesões de pele suspeitas de câncer.

Já o Senac fará corte de cabelo masculino e feminino. Enquanto o SESI realizará Circuito Saúde (aferição de pressão arterial, peso e estatura para obter IMC e circunferência abdominal), Avaliação Postural e Apresentação de Robótica.

O SESC oferecerá recreação dirigida (para crianças), aplicação de flúor e exibição de cinema. O Sest/Senat levará orientações de segurança de trânsito e prevenção de acidentes.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário