28 MAR 2024 | ATUALIZADO 09:07
SAÚDE
08/10/2019 09:26
Atualizado
08/10/2019 09:28

Mulheres ente 20 e 50 anos são mais suscetíveis ao surgimento de melasmas

Caracterizado por manchas escuras no rosto, colo, mãos e braços, o melasma acontece, em 95% dos casos, mulheres nessa faixa etária e é desencadeado pela exposição excessiva à luz do sol, sem uso do protetor solar.
FOTO: REPRODUÇÃO

Manchas escuras no rosto, colo, mãos e braços podem ser diagnosticados como melasma. 95% dos casos acomete mulheres entre 20 e 50 anos e é desencadeada pela exposição excessiva à luz do sol, ou luz visível, sem uso do protetor solar.

Segundo especialistas, não existe uma causa exata para o surgimento do melasma, mas alguns fatores contribuem no aparecimento das manchas, como explica a dermatologista do Hapvida, Drª Mirella Fulco.

“Geralmente, a patologia é comum em quem utiliza anticoncepcional, ou no período de gestação e menopausa das mulheres, por causa de alterações hormonais”.

A doença não causa câncer de pele, mas pode ser confundido com ele. De acordo com a dermatologista, existem três tipos de melasmas: epidérmico, dérmico e misto.


CONHEÇA OS TIPO DE MELASMA

- Melasma epidérmico afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação apresenta-se com coloração marrom e bordas mais bem definidas;

 - Melasma dérmico afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas;

- Melasma misto (uma combinação de epidérmico e dérmico) aparece na forma de pigmento marrom-cinzento. Devido à profundidade dos pigmentos de melanina nos melasmas dérmicos e misto, estes tipos podem ser mais difíceis de tratar.

O diagnóstico deve ser feito por um médico dermatologista e o tratamento vai desde a “aplicação de proteção contra raios ultravioleta, a uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento, como a utilização de laser de baixa potência, microagulhamento, peeling”, afirma Mirella Fulco.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário