19 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:21
MOSSORÓ
29/09/2019 10:14
Atualizado
29/09/2019 10:17

Fátima quer retomar obra do Hospital Regional da Mulher até dezembro

Governadora Fátima Bezerra visitou o canteiro de obras na companha de secretários estaduais e autoridades locais no início da manhã deste sábado, 28, e passou uma série de determinação aos secretário de Articulação Fernando Mineiro
Governadora Fátima Bezerra, acompanhada da deputada estadual Isolda Dantas, dos secretários Cipriano Maia e Fernando Mineiro em visita as obras do Hospital Regional da Mulher

Maior investimento do Governo do Estado no interior, a obra do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia recebeu a visita da governadora Fátima Bezerra na manhã deste sábado (28) como parte da agenda de instalação do Executivo em Mossoró.

A unidade de saúde representa um investimento superior a R$ 100 milhões, entre infraestrutura e equipamentos, via Governo Cidadão com financiamento do Banco Mundial.  Metade deste valor é destinado para compra de equipamentos.

A previsão é de que a obra seja retomada a todo vapor em dezembro, após a readequação em áreas como a drenagem e o sistema de climatização; e que o hospital seja entregue no fim de 2020 para atender as mulheres e crianças de Mossoró e mais 61 municípios do Oeste e do Vale do Açu. 

Durante o ano, o Governo encontrou uma série de problemas no projeto e iniciou o trabalho para retirar os entraves daquele que será o maior hospital do Rio Grande do Norte. Diante das dificuldades para tocar a obra, já no início do ano a governadora Fátima Bezerra determinou a criação de uma força-tarefa para retomar um dos principais investimentos em curso no RN. A obra, que hoje está 30% executada, foi recebida pela gestão com 23%, quando deveria estar com 60%, segundo a previsão original. 

"O papel do Governo é dar respostas e ser transparente com o povo. Por isso determinei a criação da força-tarefa para resolver os problemas com agilidade. Essa é uma das obras mais importantes para Mossoró e toda essa região. Não são apenas 100 milhões de reais, são as vidas das mulheres e crianças que estão aguardando. Por isso estamos acelerando o trabalho dessa grandiosa obra", afirmou a governadora. 

O planejamento é que a obra, executada pela GC Construções, leve 12 meses para ser concluída. Toda a infraestrutura do hospital, com 118 leitos, centro cirúrgico e atendimento especializado, foi apresentada à governadora pelo engenheiro responsável, Mário Marques, que assegurou o compromisso da empresa em agilizar a execução após fechar os ajustes no projeto. 

Hoje, a força-tarefa integrada por Governo Cidadão e as secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e de Infraestrutura (SIN) trabalha em três frentes: construção, aquisição de equipamentos e montagem do modelo de gestão.  

De acordo com o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, parte das adequações necessárias para retomar a obra foram fechadas há duas semanas. "Por determinação da governadora, incluímos a Secretaria de Infraestrutura no processo, agilizando a readequação do projeto. Também montamos uma comissão para encaminhar a licitação dos equipamentos, ao lado da Sesap", destacou Mineiro, que também é o gestor do Governo Cidadão. 

O secretário de Saúde Pública, Cipriano Maia, reafirmou a importância do Hospital da Mulher para a região e também no projeto de reforma da gestão de saúde no RN. "O Hospital da Mulher vai qualificar o cuidado com a mulher e a criança de toda a região, além de ser um ganho importante para o processo de regionalização da saúde que estamos fazendo", completou ele. 

A visita foi acompanhada também pelo reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes. O terreno do hospital foi doado pela instituição e a unidade servirá também de campo de estudo e de atuação dos estudantes. "A maior obra do Governo no interior do nosso estado será muito importante para a UERN, que terá atuação não só como cursos da saúde, mas na área de administração, direito e várias outras", pontuou o reitor.  

Convidados pela governadora para representar a população, a deputada estadual Isolda Dantas e os vereadores Genilson Alves, Alex do Frango e Raelio Cabeção também acompanharam a visita ao hospital. "A população de Mossoró aguarda essa obra há muito tempo. Com esse trabalho do Governo agora temos a clareza de que o hospital será concluído", disse Isolda. A visita também foi acompanhada pela ex-prefeita Fafá Rosado e o diretor-presidente  da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto. 

A missão do Banco Mundial que veio avaliar a gestão do Governo também visitou as obras no dia 25. Os representantes da instituição discutiram as adequações que estão sendo conduzidas pela força-tarefa e deram contribuições para as melhorias. 

O Hospital da Mulher será a unidade de referência para os territórios de Assu-Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste, com previsão de realizar até 20 mil atendimentos por ano. 

Ele contará com ambulatórios, pronto-socorro, leitos de UTI neonatal e adulta, centro cirúrgico com salas de parto humanizado, banco de leite, albergue para as "mães-canguru" e atendimento especializado para mulheres vítimas de violência.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário