24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
SAÚDE
19/08/2019 09:36
Atualizado
19/08/2019 09:36

Problema de colesterol alto atinge cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil

A má alimentação, principalmente o consumo de comida em excesso, é um dos fator que pode elevar o nível de colesterol no organismo. O LDL pode entrar nas artérias coronárias, provocando o entupimento e desencadeando outras doenças, como o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
FOTO: REPRODUÇÃO

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostrou que os níveis de colesterol elevado atingem cerca de quatro em cada dez brasileiros adultos.

O colesterol é um importante componente para que o nosso corpo funcione perfeitamente. Coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele necessitam desse fator para que se mantenham ativos e exercendo suas funções corretamente.

Além disso, como explica o angiologista do Hapvida, Dr. Nelson Brandão, “o colesterol auxilia na produção de hormônios, como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras”.

Porém, existe um fator que pode elevar o nível de colesterol no organismo: a má alimentação e o consumo em excesso.

Com isso, passamos a produzir o Lipoproteínas de Baixa Densidade. O LDL pode entrar nas artérias e coronárias provocando o entupimento e desencadeando outras doenças, como o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

“Para evitar o ´mau colesterol´ é importante fazer atividade física, manter uma dieta equilibrada e ficar longe do tabagismo, um dos principais fatores para o surgimento da doença que é progressiva “, explica o angiologista.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário