29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
13/08/2019 10:39
Atualizado
13/08/2019 19:04

Campanha de Vacinação Antirrábica começa na segunda-feira (19), em Mossoró

Os tutores devem levar seus cães e gatos, a partir do dia 19, até o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, para garantirem a proteção dos seus animais.
A Campanha de Vacinação Antirrábia, em Mossoró começa na segunda-feira (19). Os tutores devem levar seus cães e gatos, a partir do dia 19, até o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, para garantirem a proteção dos seus animais.
FOTO: DIVULGAÇÃO/PMM

Na próxima segunda-feira (19) a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai começar a vacinar cães e gatos contra raiva. A Campanha Antirrábica 2019 segue até o dia 18 de outubro.

O Ministério da Saúde estima que 49.160 cães e gatos devem ser vacinados em Mossoró (32.066 cães e 17.094 gatos). O município estima realizar a vacinação em uma média de 80% desses animais.

Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura superou as coberturas vacinais determinadas pelo MS, chegando a 85% dos cães e 105% dos gatos.

Os tutores dos animais devem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, para garantirem a proteção dos seus animais. O CCZ está localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, rua Pedro Alves Cabral, n° 01, Aeroporto.

O Dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos vai acontecer em 28 de setembro, das 7h às 17h, sem fechar para almoço, nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, que vão servir como postos de vacinação.


IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

É muito importante que os tutores levem seus cães e gatos até os postos de vacinação, não só para a proteção deles, mas também para a dos seres humanos que convivem com esses animais.

No Rio Grande do Norte, o soro antirrábico, que deve ser aplicado em humanos mordidos por animais que podem transmitir a raiva, está com estoque zerado a mais de um mês.

Veja mais:

Estoque de soro antirrábico está zerado no Rio Grande do Norte.


A compra desse material é realizada pelo Ministério da Educação, ficando o estado impossibilitado de adquirir o soro por conta própria.

A falta desse medicamento pode levar o ser humano à morte, em casos de ferimentos provocados por mordedura ou lambedura de animais infectados pelo vírus da raiva.


VACINA ANTIRRÁBICA

A vacina contra raiva é exclusiva para cães e gatos. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de vida. Fêmeas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas.

A imunidade da vacina é válida por um período de um ano e os tutores dos animais devem comparecer todos os anos na Campanha Antirrábica para garantirem uma proteção contínua.

O cartão de vacina do animal precisa ser apresentado na hora da vacinação, para saber a condição vacinal do canino ou felino, e quem não tiver poderá emitir um no CCZ ou, durante o Dia D, nos postos de vacinação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário