29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
COM INFORMAÇÕES DO G1
08/08/2019 16:30
Atualizado
08/08/2019 16:32

Bebês de 6 a 11 meses devem se vacinar contra sarampo antes de viajar

A recomendação foi dada pela Sesap, nesta quinta-feira (8), por meio de uma nota. De acordo com a secretaria, a vacina deve ser aplicada antes de viagens para estados com casos confirmados de sarampo.
Sesap diz que Bebês de 6 a 11 meses devem se vacinar contra sarampo antes de viajar para estado com casos confirmados de sarampo.
FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap) emitiu nesta quinta-feira (8) uma nota recomendação em relação ao sarampo.

Segundo a nota, crianças de seis a onze meses de idade que vão viajar para estados com casos confirmados de sarampo devem tomar a vacina Tríplice Viral, ao menos 15 dias antes da viagem.

Até o momento os estados de São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Amazonas (AM), Sergipe (SE), Roraima (RR), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC) apresentaram casos confirmados de sarampo e a Sesap está monitorando o surgimento de novos casos e tomando medidas para prevenir a circulação do vírus no Rio Grande do Norte.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a julho, o país teve mais de 600 casos confirmados da doença. Outros 1.700 casos seguem em investigação.

Embora o calendário vacinal recomende a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses de idade, o cenário atual exige que a dose seja aplicada nas crianças de 6 a 11 meses que sairão do estado.

A intenção é de protegê-las e minimizar os impactos da doença na saúde dessas crianças. Ou seja, diante da comprovação de viagem, será realizada vacinação.

Essa vacina, chamada dose zero, não interfere no calendário de vacinação. Ou seja, as crianças também deverão receber a tríplice viral aos 12 e aos 15 meses, para se protegerem do sarampo, da rubéola, da caxumba e da catapora.

Adultos que já foram vacinados na infância não precisam se vacinar. Aqueles de até 49 anos que não possuem comprovação vacinal devem procurar um posto de saúde para receber a dose recomendada.

Pessoas acima de 49 anos não possuem recomendação para proceder com a vacinação de acordo com o calendário vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário