12 JAN 2026 | ATUALIZADO 20:40
MOSSORÓ
Da redação
26/01/2017 15:23
Atualizado
13/12/2018 10:20

Série produzida pela Uern/TV estreia no Canal Futura em fevereiro

Programa contará o pouco da história do ritmo tradicional pernambucano, o frevo. Serão exibidos, em rede nacional, quatro episódios.
Reprodução
Estreia dia 6 de fevereiro, para todo o Brasil, a série de quatro episódios “Eu quero é frevo”, uma parceria do Canal Futura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Canal 2 Produções. O programa será exibido no Canal Futura e conta um pouco da história desse ritmo tradicional pernambucano. A estreia contará com um lançamento no Paço do Frevo, em Recife/PE, onde estarão representantes das entidades parceiras.

Esta é a terceira produção da UernTV, em parceria com o Canal Futura, que terá exibição nacional. O programa é dirigido e apresentado pelo diretor da UernTV e professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), Fabiano Morais.

Participaram também da produção os estudantes da Uern, Felipe Freitas e Elias Filho; e os estudantes da Unicap/PE, Sharon Baptista, Roberta Salles e Matheus Rocha. As imagens são da Canal 2 Produções e do estudante Felipe Freitas. A responsável pela edição é Marbenes Maia, técnica de audivisual da Uern. Já o encarregado pelas vinhetas é o estudante da Uern, Alan Gonçalves.

A série “Eu quero é Frevo” faz uma viagem pelo universo musical e histórico desse ritmo de origem pernambucana, abordando o surgimento e o desenvolvimento do frevo até os dias de hoje. O primeiro episódio é dedicado à história do ritmo. No segundo programa, são mostrados os tipos de frevo e dança. Os artistas deste ritmo, de diferentes gerações, ganham destaque no terceiro episódio. Encerrando a série, o programa traz os blocos carnavalescos que fizeram e fazem história em Pernambuco.

Para o diretor do projeto e coordenador da UernTV, Fabiano Morais, a série é mais uma contribuição social que a universidade presta à sociedade. “Não somente à (sociedade) potiguar, mas através deste trabalho pessoas de todo o Brasil poderão conhecer um pouco mais desta manifestação cultural tão importante na história do Nordeste”, explica.

Ele e a equipe passaram sete dias gravando em Recife para que o projeto fosse possível. De caráter extensionista, a UernTV já envolveu mais de 40 estudantes do curso de Comunicação Social em atividades de pauta, produção e edição de reportagens e programas informativos. Atualmente a programação pode ser conferida no Canal 21 da TV Cabo Mossoró (TCM) ou pelo Youtube (www.youtube.com/uerntv).

O chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), Esdras Marchezan, ressalta a experiência promovida aos estudantes que participam de um projeto como este, assim como a dimensão que o trabalho passa a ter, a partir do momento que é exibido para todo o território nacional. “Através da UernTV, o trabalho de nossos estudantes tem alcançado muitos lugares, e isto tudo se traduz em mais experiência, mais engajamento no curso e, consequentemente, mais preparação para enfrentar os desafios no campo profissional”, comenta.

Confira aqui a chamada do programa veiculada no Canal Futura.

Com informações da Agecom/Uern
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário