Decreto permite que o Estado solicite recursos da União para ações de reposta à falta de chuvas e convívio com a seca.
O governador Robinson Faria anunciou que irá prorrogar o decreto de situação de emergência do Rio Grande do Norte devido à seca por mais 180 dias.
O assunto foi discutido em reunião nesta sexta-feira (02) com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Defesa Civil e Secretaria da Agricultura e da Pesca (SAPE).
O novo decreto terá validade até o dia 21 de março de 2017. Esta será a quarta vez que a situação de emergência do Estado é prorrogada.
De acordo com o Governo, a falta de chuvas tem afetado drasticamente 153 municípios nestes cinco anos de estiagem.
O decreto permite que o Estado solicite recursos da União para ações de reposta, que incluem o socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e obras emergenciais.
Os únicos municípios potiguares que não estão em situação de emergência são: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor.