27 JAN 2026 | ATUALIZADO 21:40
EDUCAÇÃO
26/01/2026 21:33
Atualizado
26/01/2026 21:38

38 alunos da rede municipal de Mossoró são aprovados no IFRN

Os alunos aprovados, professores, diretores e o secretário Leonardo Dantas, registraram fotografia no Parque Municipal. “Esse resultado mostra o esforço contínuo da Prefeitura de Mossoró nos investimentos em educação e é sempre muito importante que os gestores municipais, estaduais e federais continuem investindo em educação para que a gente tenha sempre essa melhoria no ensino”, destacou Wagner Lopes Torquato, diretor acadèmico do IFRN/Mossoró.
Lucas Bulcão (Secom\PMM)

A educação de Mossoró alcança mais um feito histórico no quesito desempenho conseguindo aprovar 38 alunos para ingressarem no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Das 100 vagas destinadas pela instituição de ensino federal para a rede pública, 38 foram conquistadas pelos alunos da rede pública municipal.

Para o secretário Municipal de Educação Leonardo Dantas, esse resultado representa todos os investimentos para melhorar a qualidade do ensino público da rede municipal. “A rede pública, através do ‘Mossoró Cidade Educação’ entregando mais um grande resultado, 38 alunos aprovados no IFRN nos seis cursos oferecidos pela unidade federal. Esse é o resultado de muita dedicação de nossos professores, dos nossos alunos que têm se dedicado, na força das famílias que acreditam na rede municipal de ensino e fruto também de um trabalho muito engajado da Secretaria Municipal de Educação”, pontuou o secretário Leonardo.

Para marcar e valorizar esse resultado positivo para a educação municipal a Prefeitura de Mossoró, através da SME reunião os alunos aprovados para homenageá-los em uma tarde de descontração e sessão de fotos no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira. O evento contou com a presença do diretor acadêmico do IFRN/Mossoró Wagner Lopes Torquato que ressaltou o resultado alcançado pelos alunos do município. “Esse resultado mostra o esforço contínuo da Prefeitura de Mossoró nos investimentos em educação e é sempre muito importante que os gestores municipais, estaduais e federais continuem investindo em educação para que a gente tenha sempre essa melhoria no ensino”, destacou Wagner.

A diretora da Escola Municipal Professor Manoel Assis, Marleide Duarte, fala do orgulho de dirigir a escola que aprovou o maior número de alunos, foram 10 aprovados para estudar no IFRN. “Eu atribuo esse resultado a toda a equipe, os docentes da escola, a equipe da secretaria, é um conjunto para esse resultado. Durante o ano todo de 2025 foi trabalhado no contraturno com língua portuguesa e matemática e reforços com redações, simulados e sempre a gente está com um respaldo ótimo”, detalhou Marleide.

O diretor da segunda escola que mais aprovou alunos para o IFRN, Escola Municipal Professor Antônio Fagundes José Altemar da Silva acrescenta que a escola obteve a aprovação de seis alunos sendo três em alunos em primeiro lugar e o restante no terceiro e quarto lugar. ”Foi muito importante esse resultado, muito satisfatório, nós conseguimos alcançar nossa meta que foi essa aprovação”, completou Altemar.

Os professores de Português e Matemática, disciplinas que integram a prova de avaliação para o IFRN, explicam que durante todo o ano é feito um trabalho voltado para essa avaliação. “Na disciplina de Língua Portuguesa, primeiro nós começamos com conscientização para que eles trabalhando com ele a importância do I, o que a unidade pode abrir de portas para eles. E a preparação foram aulas voltadas para o conteúdo das provas, a gente fez aulões e simulados”, detalhou a professora de Português da Escola Municipal Professora Celina Guimarães Daniele Ramalho.

O professor de Matemática da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva Jerôncio Fernandes, acrescenta que a aprovação dos alunos é fruto de um trabalho de formiguinha feito com os alunos do 8º e do 9º ano da escola. “Eu acompanho os alunos desde o 8º ano e durante todo o ano já inserimos os conteúdos cobrados nas avaliações do IF, fazemos também apostilas e vamos tirando as dúvidas dos alunos durante o ano”, complementou Jerôncio.

DA REDE MUNICIPAL AO SISTEMA FEDERAL

Os alunos aprovados se dizem realizados e felizes com o resultado do esforço e das horas de estudo visando conseguir a aprovação. “Eu estou me sentindo muito feliz, já que minha mãe se esforçou muito. Ela já me matriculou no Manoel Assis porque sabia que a escola aprova muitos alunos para o IFRN e hoje eu me sinto muito realizado. Os professores me ajudaram muito realizando cursos para nos preparar para a avaliação e também estou feliz porque tenho um irmão autista que estuda no IF e pretendo ajudar ele lá, assim com sei que ele vai me ajudar também”, revelou Samir Silva Torres de Araújo, 15 anos, aprovado par o IF pela Escola Municipal Manoel Assis.

Ser aprovado no IFRN tem um significado especial tanto para os alunos quanto para as mães e pais. “Eu estou muito feliz mesmo, minha família está muito orgulhosa de mim. Eu estava desejando muito porque estudei muito, me esforcei muito para conseguir, por isso eu estou extremamente feliz”, comentou Brenda Heloizi Honorato da Silva, aprovada para o IF pela Escola Municipal Antônio Fagundes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário