11 JAN 2026 | ATUALIZADO 15:08
MOSSORÓ
10/01/2026 21:53
Atualizado
10/01/2026 21:55

Prefeitura volta a debater Plano Diretor neste domingo e segunda-feira, 12

A primeira Audiência Pública foi realizada neste sábado, no Auditório da Estação das Artes. Neste domingo, terá equipe técnica da Prefeitura tomando depoimento das pessoas na Avenida Rio Branco, no final da tarde. A Secretaria Sarine Nobre, do Meio Ambiente e Urbanismo, que uma proposta robusta, com a participação de todas as camadadas da sociedade.
A primeira Audiência Pública foi realizada neste sábado, no Auditório da Estação das Artes. Neste domingo, terá equipe técnica da Prefeitura tomando depoimento das pessoas na Avenida Rio Branco, no final da tarde. A Secretaria Sarine Nobre, do Meio Ambiente e Urbanismo, que uma proposta robusta, com a participação de todas as camadadas da sociedade.

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) iniciou neste sábado (10) uma série de audiências públicas para a ouvir a população e debater ideias para o novo Plano Diretor do município. As outras duas sessões ocorrerão neste domingo (11) e na segunda-feira (12), sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania.

A proposta é construir um plano com a participação direta dos mossoroenses. O Plano Diretor orienta o crescimento urbano e territorial de Mossoró, abrangendo uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente, infraestrutura, patrimônio histórico e desenvolvimento rural. Sua atualização, prevista pelo Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001), que determina revisões periódicas a cada dez anos, garante que o planejamento urbano acompanhe as novas demandas da população.

A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Sariny Nobre, destacou a importância da participação da população para a construção do novo Plano Diretor do município. Sariny acrescenta que o intuito da audiência é discussão sobre o meio ambiente, sendo que a primeira audiência foi baseada na discussão sobre o tema.

“Demos início as três audiências públicas que acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. A população foi convidada para participar e discutir os temas que serão abordados nestes três dias. É importante a colaboração de todos, pois estaremos traçando diretrizes para o novo Plano Diretor de Mossoró. Ele dita regras, diz onde será construído e como podemos construir”.

Pedro Arthur é engenheiro civil e participou de quase todas as atividades realizadas ao longo dos últimos meses e ressaltou a importância da audiência pública para a construção do novo Plano Diretor de Mossoró.

“É muito importante essa discussão sobre o novo Plano Diretor de Mossoró. Faz muito tempo que foi feito o primeiro e estava precisando. A cidade cresceu muito nos últimos anos e acho importante ter essa nova configuração da cidade e também a participação das pessoas. É muito válido no processo. Sairá daqui um retrato do que Mossoró se tornou nos últimos anos e espero que saia também um prognóstico interessante para encaminhar o crescimento que Mossoró terá nos próximos anos”.

Quem também esteve presente no auditório da Estação das Artes para participar da audiência pública foi o construtor civil Erinaldo Rollemberg. “É muito importante essa discussão porque traz um tema que envolve toda a cidade. Como construtor é muito importante saber o que vai melhorar, o que vai mudar. Entendemos que a construção civil é um motor da cidade de Mossoró”, frisou.


Equipe técnica do Plano Diretor vão ouvir as pessoas neste domingo, na Avenida Rio Branco

A Prefeitura de Mossoró estará neste domingo (11), durante a programação do Viva Rio Branco, com ponto de escuta popular visando colher ideias e sugestões para o novo Plano Diretor. As equipes da Prefeitura estarão no Memorial da Resistência, a partir das 16h.

O Plano Diretor é elaborado para orientar o crescimento da cidade. Ele define, por exemplo, onde podem ser construídas casas, prédios, ruas e equipamentos públicos.

Em Mossoró, o plano diretor não é atualizado desde 2006 e está sendo revisado para a organização futura do município.

Neste fim de semana, sábado (10) e domingo (11), e também na segunda-feira (12), a Prefeitura de Mossoró realiza audiências públicas no auditório da Estação das Artes para escuta ativa da população. Os encontros acontecem em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário