05 DEZ 2025 | ATUALIZADO 10:37
MOSSORÓ
01/10/2025 09:40
Atualizado
01/10/2025 09:40

Cortejo reúne mossoroenses para prestigiar festa da liberdade

O "Cortejo da Liberdade" reuniu centenas de homens, mulheres e crianças. Eles percorreram o coração cultural da cidade para relembrar os feitos históricos e os ideais libertários de Mossoró. O desfile cívico-militar foi instituído em 1922 em homenagem ao Obelisco da Praça da Independência. Ele foi transformado em "Cortejo Cultural" em 1998. O público chegou cedo ao Corredor Cultural para pegar o melhor lugar e assistir as mais de cinquenta representações que desfilaram durante o percurso.
O "Cortejo da Liberdade" reuniu centenas de homens, mulheres e crianças. Eles percorreram o coração cultural da cidade para relembrar os feitos históricos e os ideais libertários de Mossoró. O desfile cívico-militar foi instituído em 1922 em homenagem ao Obelisco da Praça da Independência. Ele foi transformado em "Cortejo Cultural" em 1998. O público chegou cedo ao Corredor Cultural para pegar o melhor lugar e assistir as mais de cinquenta representações que desfilaram durante o percurso.

Mossoró celebrou neste dia 30 de setembro mais um aniversário da abolição dos escravos. Um grande número de pessoas acompanhou o "Cortejo da Liberdade" no Corredor Cultural, na avenida Rio Branco. Os mossoroenses prestigiaram a festa da liberdade e salientaram a importância de cultivar a história do município. O "Cortejo da Liberdade" reuniu centenas de homens, mulheres e crianças. Eles percorreram o coração cultural da cidade para relembrar os feitos históricos e os ideais libertários de Mossoró.

O desfile cívico-militar foi instituído em 1922 em homenagem ao Obelisco da Praça da Independência. Ele foi transformado em "Cortejo Cultural" em 1998. O público chegou cedo ao Corredor Cultural para pegar o melhor lugar e assistir as mais de cinquenta representações que desfilaram durante o percurso do "Cortejo da Liberdade".

Um destes espectadores foi Abraão Queiroga Formiga. Ele mora no bairro Aeroporto 2 e contou que já participou do desfile e que não perde um cortejo. "É uma lembrança que nós mossoroenses temos sobre a abolição dos escravos e é muito bom a gente comemorar essa data. Todo ano eu venho prestigiar esse desfile. Venho com minha família para assistir ao cortejo. É muito bom para todos nós estar presentes neste evento", disse.

Quem também costuma prestigiar o evento que conta a história de Mossoró é a moradora do bairro Abolição 4 Fátima Câmara. A mossoroense ressaltou a importância de a população assistir ao evento. "Além da importância que o desfile nos representa, eu acho lindo tudo que passa ao longo da avenida, como as fanfarras, os alunos. Gosto muito. É um ótimo programa para toda a família prestigiar essa festa tão linda. Nós temos uma tradição de vir assistir".

Ivonaldo Saraiva esteve no Corredor Cultural para prestigiar sua filha que desfilou na ala das escolas. O morador do Ilhas Verde, residencial na região da Estrada da Raiz, enalteceu o evento. "Especialmente hoje estou vindo para o desfile assistir minha filha que vai estar passando por aqui nele. Mossoró tem uma história muito bonita e todo ano estou aqui para prestigiar essa festa tão linda porque é muito importante para a gente que mora em Mossoró ter retratada sua história"

Gilvan Galdino esteve na avenida Rio Branco com a família para prestigiar o "Cortejo da Liberdade". Ele destacou que o evento é um ótimo programa de família. "É muito importante a gente sempre celebrar os acontecimentos de nossa cidade. Sempre é bom relembrar esses principais acontecimentos de nossa história e não esquecer deles. Hoje estou aqui com minha família prestigiando esse momento lindo de nosso município".

O cortejo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM). Ele ressalta os momentos mais marcantes da história de Mossoró, por meio do desfile cívico, militar e cultural. Neste ano o tema foi "Raízes da Liberdade" e reuniu mais de 5 mil pessoas em mais de 50 representações.

O "Cortejo da Liberdade" contou com um grande número de pessoas que trabalharam durante vários dias para levar o melhor para o público mossoroense. A titular da Secretaria Municipal da Cultural, Janaína Holanda, enalteceu todo o trabalho realizado pelas secretarias envolvidas no evento.

"Hoje é um dia muito importante porque o dia 30 de setembro é muito significativo para todos os mossoroenses. Nesta data a cidade se veste de memória, de cultura e a gente leva isso para a avenida através do Cortejo da Liberdade, onde são retratados todos os fatos libertários que muito nos orgulha. Um grande trabalho foi realizado pela Prefeitura de Mossoró para trazer esse espetáculo que é o cortejo. Foram mais de cinco mil pessoas na avenida. Uma festa que emociona a todos"

O secretário da Educação de Mossoró, Leonardo Dantas, também destacou a importância do cortejo. "Estamos num dia muito feliz para Mossoró onde comemoramos nossa memória. São 142 anos da abolição da escravatura na cidade e estamos muito felizes de ter entregado um grande desfile com mais de 50 alas dividias em cívico-militar, cultural e comemorativo”.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário