15 DEZ 2025 | ATUALIZADO 11:05
ESTADO
30/04/2025 10:40
Atualizado
30/04/2025 10:40

Subsecretário da Juventude do RN lidera escritório Internacional de Juventude no Brasil

Gabriel Medeiros é Subsecretário da Juventude do Rio Grande do Norte, e vai assumir a direção do Escritório Brasil do Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ). O Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ), com sede em Madri, Espanha, é organismo internacional estabelecido no âmbito do espaço ibero-americano para promover a cooperação em matéria de juventude.

O Subsecretário da Juventude do Rio Grande do Norte, Gabriel Medeiros, deve assumir a direção do Escritório Brasil do Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ). O convite é reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da Subsecretaria de Juventude (SEJUV/SEMJIDH) e à trajetória de dedicação às políticas públicas de juventude.

Advogado de formação, Gabriel acumula sólida experiência em gestão pública, tendo estado à frente da Subsecretaria da Juventude desde o início do primeiro governo Fátima Bezerra, em 2019. Durante sua passagem pela SEJUV, coordenou iniciativas estratégicas como a instituição do Conselho Estadual de Juventude, a realização da IV Conferência Estadual de Juventude e projetos como o CredJovem, o TecBlack e o Jovem Potiguar.

Como foco de seu trabalho, imprimiu o fortalecimento da participação juvenil no Rio Grande do Norte e a criação de iniciativas de garantia de direitos e oportunidades para a juventude. Durante o período, Gabriel atuou ainda como presidente do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude, eleito pelos seus pares.

“Recebo com imenso orgulho a notícia do convite ao nosso subsecretário Gabriel Medeiros para liderar o escritório do OIJ no Brasil. É um reconhecimento merecido ao trabalho transformador que ele realizou no Rio Grande do Norte, sempre com dedicação, sensibilidade social e compromisso com a juventude. Desde 2019, Gabriel é fundamental na construção de uma política estadual de juventude estruturada, inclusiva e focada em garantir direitos. Que essa nova missão, agora em âmbito internacional, seja mais uma oportunidade de ampliar o impacto positivo do trabalho que já vem sendo feito em nosso estado. O RN segue contribuindo para um mundo mais justo para as juventudes”, declarou a governadora Fátima Bezerra. 

O Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ), com sede em Madri, Espanha, é organismo internacional estabelecido no âmbito do espaço ibero-americano para promover a cooperação em matéria de juventude. Trata-se da única organização internacional orientada especificamente à juventude e à inserção do tema nas agendas governamentais, particularmente por intermédio da Convenção Iberoamericana de Direitos dos Jovens.

"A experiência de compor o governo da professora Fátima Bezerra à frente da Subsecretaria de Juventude do RN foi um desafio fantástico. Entramos em 2019 para enfrentar a realidade de ser o estado que mais matava jovens no país, com altíssimos índices de desocupação da juventude, poucas oportunidades de qualificação e sem uma política de juventude estruturada. Hoje, o Governo Fátima oferece à sua juventude um estado com 70% menos homicídios de jovens negros, com quase a metade dos índices de desocupação de jovens e com programas sérios em andamento, que levam oportunidades e efetivam direitos para milhares de jovens no estado. É essa experiência exitosa de protagonismo e priorização dos direitos da juventude que devemos levar para o contexto da cooperação internacional”, afirmou Gabriel.

Em dezembro passado, em votação que envolveu os governos de Portugal, Espanha e países da América Latina e Caribe, foi eleito o brasileiro Alexandre Pupo Quintino para a Secretaria - geral do organismo. Em sua posse em Nova York no último dia 17/04, Pupo anunciou a criação do escritório Brasil do OIJ para coordenar as ações na região.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário