O bioquímico Alan Silveira está chegando ao seu segundo mandato de prefeito do município de Apodi-RN, que fica distante 72 km de Mossoró e tem cerca de 36 mil habitantes. Durante estes quase 8 anos de gestão, a gestão se caracterizou pela boa convivência com o legislativo.
“Não existe segredo para esta boa convivência. Na verdade, a razão é pública. Desde 2018, ainda na minha primeira gestão, já implantei o programa de emenda impositiva, através do qual é destinado 2% da receita líquida do município para os vereadores”, explica.
2% da receita líquida do município rende para cada vereador destinar média de R$ 200 mil para obras ou para entendidas de Apodi. Para pagar as emendas no ano que são indicadas, o prefeito explicou que é feito um cronograma mensal de pagamento.
Neste dia 13 de setembro, estão sendo pagos quase meio milhão de reais em emendas destinadas pelos vereadores. São recursos para perfurar poços, melhorar o abastecimento na zona rural, mas pode ser também para atender necessidades de entidades do município.
No caso, segundo Alan Silveira, o vereador de Apodi pode destinar os recursos para uma entidade aplicar ou pode deixar que o próprio executivo execute a aplicação dos recursos, seguindo os devidos protocolos reconhecendo a origem dos recursos.
Através desta parceria com os vereadores, Alan Silveira destaca que foi possível construir a sede própria do Poder Legislativo de Apodi. Os vereadores destinaram os recursos e neste caso, a Prefeitura Municipal aplicou na construção e na estruturação do prédio.
Neste vídeo, o prefeito Alan Silveira explica detalhes deste programa e a importância para uma boa convivência entre os poderes Executivo e Legislativo. “São recursos para perfuração e instalação de poços na zona rural ou para calçar as ruas”, entre outras ações.