02 DEZ 2024 | ATUALIZADO 20:56
ESTADO
27/09/2021 08:31
Atualizado
28/09/2021 15:58

Fátima vai sancionar lei que extingue listra tríplice na UERN esta semana

A+   A-  
Em reunião com representante da universidade, a governadora do RN garantiu que irá sancionar a nova lei, que garante a eleição direta na instituição, durante a instalação da sede do governo em Mossoró, data que marca, também, as comemorações dos 53 anos da UERN. O PL foi aprovado na quinta-feira (23), na ALRN. “Nós vamos acabar com essa história de governador, de gestor, não nomear aquele ou aquela que foi o mais votado no processo de escolha da comunidade”, explicou a governadora.
Imagem 1 -  Fátima vai sancionar lei que extingue listra tríplice na UERN esta semana. Em reunião com representante da universidade, a governadora do RN garantiu que irá sancionar a nova lei, que garante a eleição direta na instituição, durante a instalação da sede do governo em Mossoró, data que marca, também, as comemorações dos 53 anos da UERN. O PL foi aprovado na quinta-feira (23), na ALRN. “Nós vamos acabar com essa história de governador, de gestor, não nomear aquele ou aquela que foi o mais votado no processo de escolha da comunidade”, explicou a governadora.
Fátima vai sancionar lei que extingue listra tríplice na UERN esta semana. Em reunião com representante da universidade, a governadora do RN garantiu que irá sancionar a nova lei, que garante a eleição direta na instituição, durante a instalação da sede do governo em Mossoró, data que marca, também, as comemorações dos 53 anos da UERN. O PL foi aprovado na quinta-feira (23), na ALRN. “Nós vamos acabar com essa história de governador, de gestor, não nomear aquele ou aquela que foi o mais votado no processo de escolha da comunidade”, explicou a governadora.
FOTO: LUZIÁRIA MACHADO/UERN

Em reunião com a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern); a reitora eleita, Cicília Maia; o vice-reitor eleito, Chico Dantas, e o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern, Elineudo Melo, a governadora Fátima Bezerra garantiu que irá sancionar a lei que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Uern durante a instalação do Governo do Estado em Mossoró, durante as comemorações dos 53 anos da instituição.

O Projeto de Lei nº 251, de autoria do Governo do Estado, foi aprovado nesta quinta-feira (23) pela Assembleia Legislativa (ALRN).

Segundo a governadora, esse é mais um compromisso cumprido por seu governo com a comunidade acadêmica da Uern, uma importante conquista em defesa da democracia.

“Nós vamos acabar com essa história de governador, de gestor, não nomear aquele ou aquela que foi o mais votado no processo de escolha da comunidade”, explicou a governadora.

A reitora em exercício, Fátima Raquel, comemorou a aprovação do projeto e a garantia da governadora em sancionar o projeto de grande interesse para a Universidade durante a instalação do Governo na Uern.

“Esse é um antigo sonho da nossa comunidade acadêmica. Agora temos a segurança de que toda escolha que a nossa comunidade fizer será respeitada, independente do governador ou governadora que esteja ocupando esse espaço”.

A notícia também foi comemorada pelo presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos. “Essa é uma escolha dos três segmentos e tínhamos receio de que a vontade da nossa comunidade não fosse respeitada. Agora, com essa lei, ficamos assegurados, garantindo o voto da melhor opção das nossas categorias”.

A reitora eleita também comemorou. “O sentimento é de felicidade em saber que a vontade da nossa universidade irá prevalecer. Todos sabem do quanto essa pauta é importante para a nossa comunidade e agora temos a garantia da governadora de que, em breve, será realidade”.

Durante a reunião também foram tratadas outras pautas importantes para a Uern. A governadora reafirmou seu compromisso com a autonomia financeira da Universidade.

O projeto está sendo finalizado e em breve deverá ser encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa. Outro ponto discutido foi a autorização para a realização de concurso público para servidores técnicos e docentes da Uern.

Acompanharam a reunião o secretário estadual de planejamento, Aldemir Freire; a secretaria adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; o presidente da FAPERN, Gilton Sampaio e o pró-reitor de planejamento da Uern, Iata Anderson.

O Governo do Estado se instala na sede da Uern, em Mossoró, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, em decorrência do pioneirismo na abolição da escravatura na capital do Oeste e dos festejos de aniversário da Uern. A governadora, que é chanceler da Universidade, participa da Assembleia Universitária dos 53 anos da Uern, ocasião onde acontecerá a posse da professora Cicília Maia no cargo de reitora e do professor Chico Dantas, no cargo de vice-reitor.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário