O prefeito Dr. Artur Vale recebeu com muita alegria a informação da inclusão do município de Governador Dix-Sept Rosado na Área Livre da Praga Mosca-das-frutas. Com a conquista, o empresário que investe na agricultura irrigada no município vai poder exportar seus produtos.
A ampliação da área no Rio Grande do Norte, de 8.409 km² para 15.077 km², foi aprovada hoje (27) pelo Secretário de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Portaria de Nº 277.
Segundo o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), a partir de hoje a área livre da praga inclui também os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.
Veja mais:
RN tem mais 8 municípios na Área Livre da Praga Mosca-das-fruta; medida pode aumentar exportações
A ALP até então era composta pelos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, que trabalhavam com exportações.
“Trata-se de uma conquista que pode marcar um novo momento para a nossa economia, através da exploração do nosso potencial para a fruticultura, agora para a exportação. O Brasil tem um forte mercado de frutas na Europa e agora também está chegando à China. Como prefeito, vou buscar os meios para que a nossa produção seja ampliada, gerando mais empregos e renda”, destacou Dr. Artur Vale.
Governador Dix-Sept Rosado não podia exportar a sua produção, justamente por estar fora Área Livre da Praga Mosca-das-frutas. Praticamente toda área do município é rica para a produção irrigada, tanto em recursos hídricos como de solo.