19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
POLÍCIA
13/12/2019 11:22
Atualizado
13/12/2019 13:58

Mossoroense é apontado como líder do narcotráfico internacional pela PF

PF realiza prisões e buscas em 15 endereços do RN e em Rondônia nesta sexta-feira (13), na Operação Expresso, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de entorpecentes.
PF realiza prisões e buscas em 15 endereços do RN e em Rondônia nesta sexta-feira (13), na Operação Expresso, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de entorpecentes.

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte deflagrou nesta sexta-feira, 13/12, a Operação  Expresso, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de  entorpecentes. 

Cerca de 55 policiais federais cumprem 15 mandados de prisão preventiva e 15  mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal/RN, Nísia Floresta/RN, Ceará-Mirim/RN, Rio  Branco/AC e Pimenta Bueno/RO.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal no RN.  Mossoroense é um dos principais investigados por usar os portos de Natal como entreposto para o narcotráfico internacional.

PF não divulga nomes de investigados.

Só em 2019, segundo informa a Policia Federal, foram aprendidos quase seis toneladas de cocaína, que estavam sendo enviadas em conteires, misturado com frutas, principalmente para Holanda e Dinamarca.

A droga entrava no Brasil pelo Acre e chegava a Natal inicialmente em falso ônibus de turismo e depois em carreta. O trabalho foi monitorado pela Policia Federal, que nesta sexta-feira deram o golpe final na quadrilha.

As investigações começaram após a PF detectar uma movimentação financeira atípica de um ex- presidiário, vinculado a acreanos envolvidos em tráfico de entorpecentes. O suspeito tentava depositar  valores expressivos para uma conta no Acre.  

A partir de então, policiais federais no Rio Grande do Norte passaram a aprofundar as investigações,  acompanhando os suspeitos oriundos do Acre e descobriram que o grupo adquiriu um ônibus de  turismo para trazer entorpecentes a Natal, simulando transporte de turistas. 

Numa dessas viagens, o ônibus foi abordado pela Polícia Rodoviária Estadual, ocasião em que o  motorista foi preso.

Na manhã do dia 13/03/2018, no entorno da cidade de Cuiabá/MT, a PRF também  abordou o veículo e apreendeu cocaína dissimulada no assoalho, prendendo também o motorista. 

Em razão das apreensões realizadas no período, o líder da ação criminosa, foragido da justiça, natural  de Mossoró/RN, usando nome falso, passou a negociar a aquisição de um caminhão, tipo carreta, para  modificar o modus operandi. 

Adquirido o novo veículo, providenciou reparos para acomodar o  entorpecente e prosseguiu com o tráfico no percurso Acre – Rio Grande do Norte.

Em uma das viagens,  a Polícia Federal potiguar identificou o veículo e realizou, em junho de 2018, a apreensão da droga  (277kg de cocaína) e a prisão do motorista e passageiro, com apoio do BOPE/PMRN.  

Com a expansão das investigações para prisão de todo grupo criminoso, também se descobriu que uma  advogada, para além dos limites de sua atividade como defensora de membros da quadrilha, atuava  orientando a organização em como realizar a manipulação e divisão dos entorpecentes, tendo sido  decretada sua prisão preventiva. 

(*) O nome da operação é uma referência ao fato de os suspeitos terem simulado uma linha expressa  com a compra do ônibus de turismo para trazer a droga para Natal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário