29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
10/10/2019 17:38
Atualizado
10/10/2019 17:39

Governo e Agência Francesa discutem parcerias para o Rio Grande do Norte

Nesta quinta-feira (10) Fátima Bezerra se reuniu com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), onde trataram de parcerias no segmento da agricultura familiar e segurança hídrica. A reunião foi fruto de um encontro inicial, realizado em agosto, na cidade de Brasília.
FOTOS: DEMIS ROUSSOS

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, se reuniu com o diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillipe Orliange, e a gerente de projetos, Laure Schalchli.

O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (10) e teve como objetivo tratar de parcerias no segmento da agricultura familiar e segurança hídrica.

A reunião é um desdobramento de encontro realizado em agosto, em Brasília, quando foram iniciadas as primeiras tratativas.

“Essa parceria que estamos buscando é fundamental para que possamos dar prosseguimento a importantes projetos que vão impulsionar a economia e as cadeias produtivas do estado”, declarou a governadora.

Os representantes da AFD manifestaram interesse em alinhar sua atuação com os projetos do governo para mitigação dos efeitos climáticos, como produção agrícola, questões ambientais e fortalecimento do cooperativismo.

“Estamos dialogando sobre investimentos em ações que proporcionem segurança hídrica, produção de alimentos saudáveis, incentivo às cadeias produtivas do leite e do mel, entre outros projetos”, destacou o secretário da Sedraf.

Além disso, a Agência Francesa de Desenvolvimento também sinalizou interesse ajudar na execução do Plano de Recuperação Fiscal (PEF). Essa discussão já está em andamento com a Secretaria de Estado do Planejamento.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto e os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Fernando Mineiro (Gestão de Metas e Projetos).

ATUAÇÃO EM OUTROS PAÍSES

O grupo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) financia ações relacionadas ao clima, biodiversidade, educação, planejamento urbano, saúde, governança, entre outros, envolvida em mais de quatro mil projetos na França e em 115 países.

A AFD atua na agricultura sustentável, melhorando as capacidades produtivas da agricultura camponesa e o desenvolvimento de infraestruturas rurais.

Apoia, também, a intensificação agroecológica e o desenvolvimento de paisagens agrícolas sustentáveis, com foco na segurança alimentar.

Em 2016, por exemplo, a AFD contribuiu com 603 milhões de euros na África Subsaariana, para a governança da segurança alimentar.

No Brasil, a AFD atua nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Nesta última, a AFD atua apenas na Bahia, na área de energias renováveis, e está mantendo contato com RN e outros estados da região.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário