28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
EDUCAÇÃO
ANNA PAULA BRITO
13/09/2019 10:17
Atualizado
13/09/2019 11:12

“Patrimônio e Identidade Cultural”: XIV FESTUERN começa na segunda (16)

O Festival acontece de 16 a 20 de setembro, com a apresentação dos espetáculos de teatro e dança de grupos escolares municipais e estaduais, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró/RN.
Com o tema “Patrimônio e Identidade Cultural”, XIV FESTUERN começa nesta segunda-feira (16).
FOTO: ARQUIVO/UERN

Com o tema “Patrimônio e Identidade Cultural” a XIV edição do Festival de Teatro da UERN (FESTUERN) começa na próxima segunda-feira (16).

Serão 5 dias de evento, com a apresentação dos espetáculos de teatro e dança de grupos escolares, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró/RN.

De acordo com a organização do FESTUERN, o festival é uma ferramenta incentivadora do crescimento da arte teatral no Estado, ajudando a revelar novos talentos e estimulando a criação.

“O evento conta com as oficinas de formação nas áreas de dança, música e teatro, com caráter teórico/prático e que são ofertadas meses antes das apresentações dos espetáculos, tendo como principal finalidade oferecer ferramentas para que as escolas construam, de forma colaborativa, todo o processo de montagem teatral”.

A novidade para a edição deste ano do FESTUERN é o concurso fotográfico “Um olhar sobre o patrimônio e identidade cultural”, que visa contribuir com a memória, patrimônio e identidade, através do registro fotográfico do processo vivido pelas escolas envolvidas no Festival.

O concurso é destinado, exclusivamente, para escolas inscritas no XIV FESTUERN, podendo participar professores, alunos, coordenadores artísticos e demais pessoas que compõem a equipe da escola.

As fotografias vencedoras do concurso estarão expostas durante todo o festival e ficarão disponíveis no site da Pinacoteca virtual José Gurgel.

Oficialmente, o evento será realizado de 16 a 20 de setembro, mas no domingo (15) acontecerá um Cortejo Cultural, na Avenida Rio Branco, para anunciar o início do festival. A concentração será às 16h, no Memorial da Resistência de Mossoró.

O cortejo vai reunir as escolas de Mossoró participantes do Festival e três grupos de Fanfarra. A expectativa da organização é que 200 pessoas participem diretamente das ações do Cortejo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

O FESTUERN é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar, promovido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com órgãos de fomento e de apoio à cultura e à educação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário