20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ECONOMIA
CEZAR ALVES, DA REDAÇÃO
17/02/2019 10:27
Atualizado
17/02/2019 11:28

O projeto da UERN para interligar as universidades e hospitais a rede giga

Proposta orçada em apenas R$ 1,2 milhão foi apresentada ao senador Jean-Paul Prates que, na ocasião, comunicou ao reitor Pedro Fernandes a criação de um canal direto do seu mandato com a UERN; "Vamos acompanhar cada passo e cobrar resultados", diz o senador
Senador Jean-Paul Prates, durante visita a UERN nesta sexta-feira, 15, informou que está criando um canal eletrônico para interligar seu mandato com a instituição e assim agilizar as propostas e suas execuções em beneficio dos estudantes e da região
FOTO CEZAR ALVES

O senador Jean Paul Prates (PT/RN) visitou, na manhã desta sexta-feira (15), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, em Mossoró, e conheceu o projeto do professor André Pedro, orçado em apenas R$ 1,2 milhão, para dotar as universidades e hospitais do interior de internet de alta velocidade, consequentemente de parques tecnológicos.

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel, da UERN, apresentaram os projetos de tecnologia e pesquisa da instituição (um sistema próprio de internet de alta velocidade), e ressaltaram as potencialidades do interior do Estado para a inovação e o empreendedorismo, a partir da estrutura de internet de alta velocidade.

O professor André Pedro, diretor de informatização da UERN, durante a apresentação ao senador e assessores, ressaltou a importância da Infovia Potiguar, das Redes Gigas e dos Parques Tecnológicos, como meio de fortalecimento das universidades, hospitais e também escolas de ensino médio, a própria economia regional.

O senador Jean Paul Prates afirmou que pretende aprofundar o diálogo e trabalhar intensamente com a UERN, já tendo iniciado com a participação da entidade nas audiências com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC). Neste sentido, vai abrir um canal direto com seu gabinete com a UERN para enfrentar as demandas da instituição.


Pretende prosseguir com a execução das emendas a ela (UERN) destinadas bem como a concepção e efetivação de parceiras internacionais para cursos e especializações exclusivas, que valorizarão a marca UERN, não só no RN, mas em nível nacional e internacional. O reitor pedro Fernandes se mostrou satisfeito com a preposição.

O senador explica a razão pela qual vai defender os interesses da UERN. "Sou egresso de uma universidade estadual. Por isso, reconheço o valor e a capacidade específica de uma estrutura acadêmica local, com capilaridade e olhar especial para o Estado", afirmou o Senador, graduado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O projeto Infovia Potiguar em detalhes, apresentado pelos professores André Pedro e o reitor Pedro Fernandes


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário