25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:54
ECONOMIA
CEZAR ALVES, DA REDAÇÃO
15/02/2019 00:52
Atualizado
15/02/2019 21:08

"Queremos que a CAERN não atrapalhe", diz construtor a Prates

Reunião na tarde deste dia 14 no Sinduscon em Mossoró dos empresários da Construção Civil, o senador Jean Paul Prates, CAERN e Caixa foi articulada pelo empresário Marcelo Conrado, da Casanova Construções, para sanar problemas do setor, garantir os empregos já existentes e gerar novas frentes de trabalho
Empresários da Construção Civil se reuniram com o senador Jean Paul, diretores da CAERN e gerente da Caixa para sanar problemas, manter postos de trabalho e gerar novas oportunidades
FOTO CEZAR ALVES

O senador Jean-Paul Prates conversou na tarde desta quinta-feira, 14, em Mossoró, com os principais empresários da construção civil de Mossoró, buscando saídas para superar os gargalos do setor, garantir os empregos já existentes e gerar novas oportunidades de trabalho. 

A reunião aconteceu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON), no bairro Nova Betânia. O senador desembarcou no Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró, às 14 horas, num voo da Azul. Veio de Brasília.


Após a reunião, os empresários se mostraram surpresos com a desenvoltura de Prates. “Me surpreendi com a desenvoltura do nosso senador Jean Paul, mostrou-se ser ponderado, sábio e politicamente aberto pra absorver as demandas de nossa classe. Muito produtiva esta reunião”, destaca o empresário Thallys, sendo acompanhado por vários outros.

Prates começou a reunião fazendo uma exposição de como chegou ao Rio Grande do Norte, por Mossoró, e também ao cargo de senador pelo RN e qual seu objetivo neste posto.

Destaca que vai dá continuidade ao trabalho voltado para a educação e movimentos sociais iniciado na gestão da ex-senadora e hoje governadora Fátima Bezerra.

Acrescentou, no entanto, que vai incrementar neste rol de trabalho (intenso nos últimos 30 dias) o que dominou enquanto empresário por mais de 25 anos nas áreas de energias renováveis, petróleo e desenvolvimento econômico.

Jean-Paul Prates fez referências ao trabalho que desenvolveu com sucesso a serviço da Petrobras e para incrementar a energia eólica no Rio Grande do Norte. Este último fator gerou investimentos de aproximadamente R$ 18 bilhões no período de 2008 a 2018 no RN.


Depois que assumiu o cargo de senador, adotou uma agenda forte pelo desenvolvimento, conversando com autoridades até de outros países em busca de investimentos nas regiões mais carentes do Rio Grande do Norte. Diz que o Estado precisa de recursos novos.

Dos empresários da construção civil de Mossoró, o senador Jean-Paul Prates quis saber quais eram os gargalos e os caminhos para resolvê-los. Reforçou que o diálogo franco é o melhor caminho para encontrar soluções práticas para este setor vital da economia.

O presidente do Sinduscon, Empresário Sérgio Freire, destacou que enfrentam problemas devido à demora da CAERN na emissão parecer de viabilidade de abastecimento dos novos empreendimentos e está preocupado com futuro do Programa Minha Casa Minha Vida.

O empresário Marcelo Conrado reforçou a reclamação sobre a CAERN e principalmente com o financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida. O mesmo fez os empresários Kerginaldo Forte e Jorge do Rosário. Os três defendem que o MCMV seja um programa de Estado.

A convite da equipe do senador Jean-Paul Prates, participou também da reunião o gerente Juliermes Torres, da Caixa Econômica Federal; o diretor técnico da CAERN, João Alberto, e o diretor da regional da CAERN em Mossoró, Márcio Bruno.

Juliermes Torres ressaltou que a previsão de investimentos em 2019 no MCMV é basicamente o mesmo de 2018. Aguarda pronunciamento do governo federal em relação ao assunto. Todos concordaram que o programa MCMV é fundamental para a economia.

João Alberto e Márcio Bruno, da Caern, tentaram explicar porque demoram até 1 ano e 8 meses para emitir um parecer de viabilidade de abastecimento. Disseram que não tem água e os empresários afirmaram que existe água sim e que a CAERN mesmo assim não libera o parecer.

Sem este documento, os empresários não podem pegar licenças ambientais e nem o financiamento da Caixa para erguer o empreendimento. Em função disto, segundo o empresário Kerginaldo Forte, as empresas estão no prejuízo.

"A CAERN tem uma concessão do município e tem inúmeras regras. Precisamos só que este contrato seja cumprido. Queremos que a CAERN não atrapalhe nossos empreendimentos, ao descumprir o contrato", acrescenta.


“Queria ser informado pelo menos se não vai ser emitido o parecer”, reclama Marcelo Conrado. Feito as ponderações pelas duas partes, o senador Jean-Paul Prates voltou a reforçar a ideia de que o Governo Fátima Bezerra trabalha para o desenvolvimento do estado.

Ao final da reunião, os encaminhamentos foram dados no sentido de sanar os problemas apresentados. O caso vai ser acompanhado de perto pelo Gabinete do Senador em Mossoró, assim como pelo Sinduscon, que tem a frente o empresário Sérgio Freire.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário