24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
VARIEDADES
Da redação
13/11/2017 13:50
Atualizado
06/12/2018 15:47

Conheça o trabalho de Joana Biarnés, a primeira foto-repórter do jornalismo espanhol

Joana também foi uma das primeiras mulheres a se formar na Escola de Jornalismo de Barcelona e durante anos foi a única fotógrafa da redação do diário "Pueblo"
Até o dia 2 de abril do ano que vem, quem estiver por Barcelona, poderá ver algumas das maravilhosas imagens feitas pela primeira foto-repórter do jornalismo espanhol. Joana Biarnés enfrentou uma atividade dominada por homens, "numa Espanha triste e empobrecida".  Começou no Esporte, por influência do seu pai, que também era fotógrafo esportivo,  mas passou pela reportagem de cotidiano, acidentes e catástrofes. A maioria dos trabalhos corresponde quando colaborava para o jornal Pueblo (1963-1973 - foto abaixo). 



Joana também foi uma das primeiras mulheres a se formar na Escola de Jornalismo de Barcelona e durante anos foi a única fotógrafa da redação do diário Pueblo. A mostra ocorre no Palau Robert, no Paaseig de Grácia, e é também um momento de entrar na históriia de muitos registros jornalísticos eternizados através do olhar de Biarnés. Como o show dos Beatles em Barcelona em 1965.

É possível se deparar com várias fotos dela na mostra, algumas que copiei aqui com meu celular e que compartilho com vccês. Também é um momento de regozijo em ver o jornalismo ganhar um status tão importante com uma exposiçãio de uma repórter que se tornou rteferência para a imprensa catalã. Ela chegou a ganhar a comenda Cruz de Sant Jordi, em 2014, outorgada pelo governo da Catalunha.

O jornal Pueblo já não existe mais e Joana passou a atuar em agências de notícia e de fotografia: Sincropress, Heliopress, Contifoto e Cosmopress, encerrando sua grande contribuição para o fotojornalismo em 1985, e passou a cuidar de seu restaurante Can Na Joana em Ibiza , considerado um dos melhores das Ilhas Baleares . Entre oiutras imagens que mostro aqui, estão aparições com Orson Welles, Salvador Dali, Julio Iglesias, momentos registrados para a imprensa na época. E belíssimos ensaios de moda e cliques do cotidiano. 

Depois da exposição, dei mais uma caminhada pela Passeig de Grácia até a livraia Altair, tida como uma das mais belas da Europa, para reserva um livro pequeno sobre seu trabalho e dividir esta incrível experiência com colegas jornalistas e alunos no Brasil. 

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA MOSTRA


Orson Welles



Julio Iglesias



Salvador Dalí, em dois momentos (acima e abaixo)





Os Beatles ganharam registros, durante a passagem por Barcelona em 1965 (acima Paul McCartney; abaixo, num vagão de trem)






 

Outros momentos da jornalistas envolviam fotos do cotidiano e de moda (abaixo):



Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário