O gerente executivo do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) de Mossoró, Francisco Osimar da Silva, explicou que o programa INSS Digital foi instalado na gerência no dia 23 de janeiro deste ano e é um projeto pioneiro. Mossoró foi um dos primeiros municípios do país a receber o programa.
Segundo Osimar, o INSS firmou parceria com a FETARN, no intuito de facilitar, por meio do programa, o acesso dos trabalhadores rurais aos serviços ofertados pela Previdência Social. São cerca de 58 acordos já firmados com municípios da região, afirmou Osimar.
"Nós sabemos que a grande mudança está na formação de parcerias, nosso principal parceiro nesse projeto são os sindidatos, através da Federação dos Trabalhadores Rurais, hoje já temos o INSS Digital instalado em todas as 17 agências que fazem a Gerência Executiva de Mossoró, essa forma de atendimento é um grande sucesso, veio para mudar a vida do trabalhador, veio para melhorar o atendimento nas agências, está facilitando a vida do trabalhador no recebimento dos seus benefícios", destacou.

Para a diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), Elizabete Fernandes, o programa INSS Digital está ajudando bastante os trabalhadores rurais que têm dificuldade para ir até as agências, que ficam na área urbana.
"O INSS Digital tem facilidade a vida do trabalhador e trabalhadora rural, porque hoje ao invés de se dirigir até as agências do INSS, ele resolve tudo no próprio Sindicato, onde aquele trabalhador é filiado", destacou a diretora.
"Tem sido muito positivo", avaliou Elizante, acrescentando que, o INSS Digital ajudou na redução de processos indeferidos.
"A gente observa que tem aumentado o número de pessoas que saem satisfeitas, que saem com o seu benefício aprovado", conclui.
Na manhã desta quarta-feira (30), servidores de sindicatos de trabalhadores rurais da região se reuniram em Mossoró para tratar sobre o assunto.
Fotos: Nelson Mandela