O Hemocentro Mossoró está convocando doadores para manter o estoque da unidade em quantidade adequada para atender a demanda existente. De acordo com a assistente social Denise Morais, com a proximidade de festejos como o Carnaval, a preocupação em reabastecer o estoque é ainda maior. É que nesse período a quantidade de pacientes que procuram as unidades hospitalares, muitas vezes vítimas de acidentes e até mesmo de disparos de arma de fogo, cresce.
“Sem as doações constantes, não conseguimos manter o nosso estoque, por isso estamos sempre realizando campanhas, mas é a população que deve vir ao Hemocentro, por livre e espontânea vontade”, reforça Denise Morais, destacando que nesta quarta-feira, 25, a movimentação no Hemocentro Mossoró está intensa, em virtude da campanha realizada nas redes sociais em prol do estudante Marcelo Romell Nunes Alves, 22 anos,
baleado por um assaltante na noite desta quarta, 24, no bairro liberdade
O MOSSORÓ HOJE chegou a divulgar que o jovem estava precisando de doações, informação confirmada pelo próprio Hemocentro. No entanto, uma prima de Marcos, Elidiane Nunes, entrou em contato com o portal, via redes sociais, relatando que ela já havia recebido transfusões e não necessitava mais das doações, que podem continuar sendo feitas para que o estoque do Hemocentro não diminua.
Denise Morais destaca que é importante a colaboração das pessoas em momentos como esse, mas a iniciativa de doar deve ser constante e não apenas em situações urgentes. “Sem as doações constantes, não conseguimos manter o nosso estoque, por isso estamos sempre realizando campanhas".
Veja requisitos básicos para doação de sangue:
• Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.
• Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
• Ter peso igual ou superior a 50 kg;
• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.