Réveillon se aproximando e com ele muita gente já se preparando para viajar, curtir dias de descanso no litoral. Com o número elevado de pessoas deixando a cidade, diminui a quantidade de doadores no Hemocentro Mossoró, por isso o órgão convoca a população para manter equilibrados os estoques de sangue neste fim de ano.
“É um período em que a saída de sangue supera a entrada. Nossa média mensal de 1 mil bolsas, por exemplo, cai para 600 em dezembro, a nossa sorte é que outros municípios, como Currais Novos e Pau dos Ferros, que fazem parte da Hemorrede, contribuem com Mossoró e estamos conseguindo manter os estoques equilibrados até agora, mas fazemos um apelo para que a população faça a sua doação”, destaca a assistente social Denise Morais.
Em Mossoró, o Hemocentro está localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), bairro Aeroporto. O órgão funcionará somente até as 17h30 da próxima sexta-feira, 30, retomando o expediente na segunda, 2. “Temos uma demanda alta nesse período, principalmente devido ao grande número de pacientes acidentados que são atendidos no Tarcísio Maia, também enviamos bolsas ao Centro de Oncologia, então a solidariedade de todos é muito importante nesse momento”, acrescenta Denise Morais.
A assistente social reforça o convite para doação, em especial, aos que possuem sangue do tipo O-, considerado um dos mais raros. “Nosso estoque desse tipo é sempre baixo, por isso se você é O- compareça ao Hemocentro, estamos esperando a sua visita”, conclui.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentada, ter dormido no mínimo 6h e pesar mais de 50 kg, entre outros requisitos. É preciso levar documento oficial com foto.