O desligamento do sinal analógico de televisão, que está acontecendo em várias cidades brasileiras, será feito em Mossoró no dia 5 de dezembro de 2018. A data está no cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações ainda em 2014.
O primeiro a ter o sinal desligado no país, foi o município de Rio Verde, no Estado de Goiás. O processo de desligamento do sinal começou em 1º de março deste ano e só terminará em 2018.
No Rio Grande do Norte, o desligamento atingirá 27 cidades no total, incluindo Mossoró e a capital Natal.
Em 30 de maio de 2018, o sinal será desligado nas cidades de Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz, Vila Flor.
Mossoró e Natal são as duas únicas cidades onde haverá migração para sinal digital, totalmente. Isso porque só serão desligadas as TVs nas cidades onde há interesse de mercado das operadoras de celular e onde o espectro está efetivamente congestionado.
Nas demais cidades, poderá haver um simples remanejamento de canais para a oferta da banda larga móvel, até que os sinais de TV sejam totalmente desligados e as frequências desocupadas e devolvidas para a União.
Os conversores serão comprados pelas operadoras de celular, como contrapartida à aquisição da frequência de 700 MHz, que está sendo desocupada pelas emissoras de TV analógica. As empresas destinaram R$ 3,5 bilhões para comprar esses equipamentos, além de pagar aos radiodifusores para “limparem” as faixas.
Em janeiro deste ano, o Ministério das Comunicações adiou o prazo para o desligamento do sinal analógico de TV no país para que distribuição dos conversores digitais, que será feita pelas operadoras de telefonia móvel, atinja um maior número de pessoas.
TV Digital
Em março deste ano, o Governo Federal lançou campanha publicitária sobre o desligamento da TV analógica no país. Os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra "A". Esse símbolo indica que o sinal da TV é analógico.
Além disso, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas durante a programação. Cartelas informativas começarão a ser exibidas 6 meses antes do prazo final e vídeos informativos, com 75 dias de antecedência.
As pessoas que visualizarem o "A" e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso adquirir um conversor digital e, possivelmente, uma antena apropriada até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção do sinal digital.
Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá obter informações em uma página da Seja Digital na internet ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147.