Neste sábado (02) acontece todos os jogos da quinta rodada do segundo turno do Campeonato Estadual de Futebol. Faltando três rodadas para o término da Copa Rio Grande do Norte, cada ponto é importantíssimo para as pretensões de cada clube e cada jogo é encarada como uma final de campeonato.
Com exceção do Palmeira, equipe que sabe nem se participou da competição estadual, marcando apenas três pontos em toda o certame e já rebaixada, e do Globo que soma dois pontos no returno, todas as demais equipes tem condições, mesmo que matematicamente, de chegar a grande final da Copa RN.
Paralelamente ao estadual, temos a disputa para duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Na corrida pela competição nacional, cinco equipes disputam ponto a ponto a glória de representar o Rio Grande do Norte na quarta divisão do futebol brasileiro. Briga acirradíssima.
ABC x Baraúnas
Com sete pontos e ocupando o terceiro lugar no returno, o ABC treinou para enfrentar o Baraúnas reforçando o setor de criação do meio-campo, desfez o esquema com três zagueiros e volta ao 4-4-2, com o experiente Lúcio Flávio e o paraguaio Echeverria. O Alvinegro quer superar o fraco desempenho da última partida.
ABC x Baraúnas 2
Com cinco desfalques, o Baraúnas viajou na tarde desta sexta-feira (01) para Natal e enfrenta o Alvinegro, às 16h, no Frasqueirão. Sabendo que a partida pode ser o adeus a qualquer planejamento da equipe, o técnico Agnaldo Fidélis trabalhou o motivacional dos atletas e está confiante, apesar das dificuldades, que conseguirá arrancar os três pontos.
ABC x Baraúnas 3
Com cinco pontos conquistados no returno, em caso de vitória do Baraúnas, a equipe chegaria a oito pontos, ultrapassava o próprio ABC e se aproximaria de vez dos líderes do returno. Na luta pela vaga na Série D, o Tricolor chegaria aos 18 pontos e ficaria muito próximo de carimbar sua participação na competição nacional.
Potiguar x América
O duelo entre Alvirrubros será realizado no Estádio Nogueirão, às 19h, deste sábado. A equipe natalense, depois de cinco jogos sem vencer, aplicou na última partida a maior goleada do estadual de 2016. Com o retorno do zagueiro Flávio Boaventura, do volante Bruno Renan e do artilheiro Rômulo, o América vem com força máxima em busca da vitória.
Potiguar x América 2
Com uma das melhores campanhas da história do clube, com apenas uma derrota em 11 partidas, o Potiguar sabe que a partida de logo mais não será nada fácil. No entanto, a organização tática da equipe, junto com a disposição dos atletas e o fator "casa", torna o Alvirrubro mossoroense o favorito a vencer o duelo com o Mecão.
Potiguar x América 3
Em caso de vitória, o Time Macho coloca um dos pés na grande final do returno, que pode garantir a segunda vaga para a Copa do Nordeste e do Brasil de 2017, e carimba de vez a primeira vaga do estado para a Série D do Brasileirão deste ano. Essas motivações estão na cabeça e no coração dos atletas que prometem fazer um jogo histórico nesta noite.
Globo x Alecrim
Apesar do Globo não apresentar mais condições de conquista no segundo turno, essa partida é de suma importância para os clubes mossoroenses. O resultado final influencia diretamente na classificação do Alecrim, vice-líder da Copa RN, e na classificação geral que determina os dois clubes que irão representar o RN na Série D.
Globo x Alecrim 2
O melhor resultado deste jogo para a dupla Potiba seria um empate, com qualquer placar. Dessa forma, tanto a Águia quanto o Periquito somaria apenas um ponto. No returno, o Alecrim chegaria aos 11 pontos no returno e 17 na classificação geral. Já o Globo, ficaria com três pontos na Copa RN e 18 na geral, Mantendo viva as esperanças de Potiguar e Baraúnas.
Palmeira x ASSU
Mesmo jogando fora de casa, o ASSU deverá vencer a partida diante do frágil Palmeira. Com a vitória, o Camaleão do Vale chegará aos oito pontos no returno e vai se aproximar dos líderes. Na classificação geral, a Alviverde somará 19 pontos e deixará ainda mais acirada a briga pela vaga da Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.
Arbitragem
Para os jogos das equipes mossoroenses, a FNF escalou os seguintes conjuntos de árbitros:
ABC x Baraúnas - Árbitro: Leandro Saraiva D. de Oliveira, auxiliares: Francisco de Assis da Hora e Ruan Neres Souza de Queiroz, 4º Árbitro: Thiago Felipe Mais Lisboa.
Potiguar x América - Flávio Roberto Sales de Lima, auxiliares: Lorival Cândido das Flores e George Ítalo Antas Nogueira, 4º árbitro: Diego Neylton de Medeiros.
Surf
Com tranquilidade e aproveitando as melhores ondas, o potiguar Ítalo Ferreira venceu sua bateria da quarta fase e avançou às quartas de final, em Bells Beach, na etapa australiana do Campeonato Mundial de Surf. Sétimo colocado na temporada passada e melhor estreante do ano, Italo somou 14,00 pontos no primeiro duelo do dia, conquistando a vaga na fase seguinte.