O empresário mossoroense Ivar Luiz Schmidt é o líder do Comando Nacional dos Transportes que parou as rodovias brasileiras em pelo menos 100 pontos distintos, especialmente na região Sul e Sudeste do País.
Os grandes veículos de comunicação estão dando destaque a liderança do mossoroense exercida através das redes sociais (WhatsApp e Facebook).
Graduado na Universidade Federal Rural do Semiárido, Ivar é dono da empresa Roda Brasil Transportes.
A explicação para o mossoroense se tornar líder dos camioneiros é simples. Mossoró é o destino final para a grande maioria dos caminhões que vem do sul do País deixar mercadoria no Nordeste.
Para não voltar batendo, carregam de sal em Mossoró.
A média diária de caminhões entrando e saindo de Mossoró é 700, tendo pico de 800. Em Mossoró, são mais de uma dezena de postos que ficam lotados de caminhões de quase todos os estados brasileiros aguardando a vez de carregar de sal e viajar.
Com a greve, o número de caminhões em Mossoró reduziu. Pior, em diversas regiões do País já tem reclamações de desabastecimento. Em Mossoró, ainda não. Porém é motivo de preocupação dos donos de supermercados e depósitos.
Em vídeo divulgado no Facebook e multiplicado aos milhares também no WhatsApp (Veja acima), Ivar Luiz Shmidt informa que recebeu apoio dos motoristas Márcio José Correia e Celso Dalbosco na espera por atenção do Governo Federal em Brasília.
Os motoristas de caminhão reclamam principalmente a alta dos preços do diesel, mas também reclamam dos pedágios e estradas ruins. Diz que as mobilizações veem recebendo apoio da população nos estados da região sul, onde o movimento é mais forte.
A transnordestina
Se o Brasil tivesse investido mais nas ferrovias, como a Transnordestina, que corta o nordeste, interligando com os principais portos, como Pecem no Ceará, e Suape no Estado do Pernambuco.
Se estas rodovias fossem usadas como devem, especialmente no transporte de cargas, o Brasil não dependia tanto dos caminhões que agora estão prestes a parar o Brasil.