Mossoró, RN – Em celebração aos 20 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Câmara Municipal de Mossoró realizará uma sessão solene nesta quinta-feira, 14 de agosto, às 9h da manhã. O evento acontecerá na Sala das Sessões “João Niceras de Morais”, no Palácio Rodolfo Fernandes, sede do Legislativo.
A solenidade, proposta pelo vereador Thiago Marques (Solidariedade), prestará homenagem a personalidades que contribuíram para a história e o desenvolvimento da UFERSA, com a entrega de títulos e honrarias. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 23.2 da TCM) e pelas redes sociais oficiais do Legislativo.
Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros: Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, Rodrigo Nogueira de Codes, Jean Berg Alves da Silva, Francisco Praxedes de Aquino, José de Arimatea de Matos e Allyson Rocha Alves.
Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal: Tereza Márcia Maria Ribeiro Bezerra, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, Marcos Antonio Bezerra de Medeiros e Antônio Aldemir Fernandes Lemos.
Título de Cidadão Mossoroense: Jocigleuson Alves Oliveira, Heider Irinaldo Pereira Ferreira, Higo da Silva Lima, Nildo da Silva Dias e Jamira Lopes de Amorim.
Medalha do Mérito Educacional Professor Sólon Moura: Jocigleuson Alves Oliveira, Almir Mariano de Sousa Júnior, Darlan Dantas Alves de Araújo, Clarisse Pereira Benedito, Subênia Karine de Medeiros e Nildo da Silva Dias.
Medalha de Honra ao Mérito Funcionário Público Padrão “Regina Maura Saboya”: Francisca Almaiza Fernandes de Carvalho.
O CONSUNI também aprovou outras comendas para a celebração: o título de “Professor Emérito” para José Espínola Sobrinho, a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” para Isaura Amélia Rosado de Souza, e o Diploma de Mérito Administrativo para os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos e Marcus Vinícius Rocha Herculano, e para o ex-reitor Josivan Barbosa Menezes Feitosa.
A UFERSA também recebeu uma notícia importante: o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de Psicologia no Campus Sede, em Mossoró. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, permite a oferta de 40 vagas anuais. O reitor Rodrigo Codes informou que as vagas para a primeira turma deverão estar disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano, com início das aulas previsto para 2026. A nova graduação, que será a 48ª da universidade, é vista como parte de um planejamento para expandir a oferta de cursos alinhados às demandas da sociedade.