O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE‑RN) lança agora no mês de agosto, uma campanha estadual para incentivar os eleitores potiguares que ainda não realizaram o cadastro biométrico. A meta é ampliar a identificação digital dos eleitores, garantindo mais segurança, rapidez e transparência ao processo eleitoral.
Embora o TRE‑RN tenha retomado a coleta de biometria desde julho de 2023, permitindo o cadastramento em cartórios eleitorais em diversas cidades do estado, muitos eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico. Especialmente voltada para eleitores que não realizaram a coleta da biometria durante os anos de pandemia, a campanha contará com uma série de postagens em diferentes mídias para incentivar o eleitorado a realizar o cadastro biométrico.
No Rio Grande do Norte, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), 94,35% dos eleitores estão com a biometria cadastrada. Isso significa que 5,65% dos eleitores ainda não realizaram o cadastro biométrico.
Sendo uma ferramenta importante para um processo eleitoral mais seguro, a biometria pode ser realizada no fórum eleitoral do município.
Agendamento
Não é necessário fazer agendamento para atendimento. Os cartórios do RN trabalham sob livre demanda.
Horários
Interior do Estado: 8h às 13h (de segunda a sexta-feira)
Capital: 8h às 14h (de segunda a sexta-feira)
Documentos
Documento com foto
Comprovante de residência
Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório para que seja também feita a alteração das informações contidas no cadastro eleitoral.
A biometria também pode ser coletada nas centrais do cidadão.