A cidade de Apodi, lar de 36.093 habitantes (Censo Demográfico de 2022 do IBGE) e com uma economia fortemente impulsionada pela agropecuária, viveu dias de efervescência e orgulho com a realização da IV EXPOAP – Exposição Agropecuária de Apodi.
O evento, que encerrou suas atividades neste domingo, 27 de julho, na Praça da Juventude, já é aclamado como a maior da história, registrando público recorde e movimentando cifras expressivas. A EXPOAP 2025 se consolida como uma das principais vitrines do agronegócio, da cultura e da economia do interior do Rio Grande do Norte.
Com a circulação de mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias, a EXPOAP 2025 gerou um impacto econômico direto significativo para a região. Estima-se que mais de R$ 5 milhões foram movimentados em negócios, parcerias, vendas diretas e apoio institucional, impulsionando o comércio, os serviços e a produção rural local e gerando novas oportunidades.
A economia de Apodi, que tem na fruticultura, produção de algodão, apicultura e ovinocaprinocultura suas cadeias produtivas mais fortes, foi diretamente beneficiada, reforçando a vocação agrícola do município. "Movimenta o homem do campo e também o comerciante das cidades da região", destaca o ex-prefeito Alan Silveira, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.
A programação diversificada ofereceu exposições de animais, estandes temáticos, capacitações, oficinas, atrações culturais, um festival gastronômico e shows musicais, promovendo uma integração única entre o campo e a cidade. "Possibilita que o produtor rural tenha acesso direto ao consumidor do que produz na roça", diz o prefeito Sabino.
A estrutura montada no local proporcionou um ambiente acolhedor, moderno e atrativo, elogiado tanto pelos visitantes quanto pelos expositores. Fica localizado, para quem está chegando da cidade de Mossoró a cidade de Apodi, logo antes de entrar na área urbana.
A abertura oficial, na sexta-feira (25), marcou o início das festividades e contou com a presença de autoridades, produtores, empreendedores e representantes de instituições parceiras. Entre os presentes, destacaram-se o prefeito Sabino Neto, o vice-prefeito Ivanildo, o ex-prefeito e atual secretário de estado Alan Silveira, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e vereadores, além de nomes importantes das entidades apoiadoras.
Parcerias Fortalecem o Desenvolvimento Regional
A IV EXPOAP é resultado de uma união de forças, sendo uma realização da Prefeitura de Apodi em parceria com o Sistema FAERN/SENAR, Governo do Estado do RN, Assembleia Legislativa, ANCOC, SEBRAE e CDL Apodi. Essas instituições atuam de forma integrada para fomentar o empreendedorismo, a produção rural e o desenvolvimento sustentável da região.
Em seu pronunciamento, o prefeito Sabino Neto expressou sua satisfação com os resultados da feira, enfatizando sua importância estratégica para Apodi. "A EXPOAP é mais do que um evento, é um movimento de valorização da nossa terra, do nosso povo e da força produtiva do campo. Somos gratos aos parceiros que acreditam nesse projeto e fazem tudo isso acontecer com grandeza. Os números nos mostram que estamos no caminho certo: mais gente participando, mais negócios sendo fechados e mais Apodi sendo reconhecida pelo que tem de melhor", declarou o prefeito.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, e o superintendente do SEBRAE, João Hélio, enxergam Apodi com outro olhar, tanto que estreitaram laços entre as duas instituições para fortalecer o homem do campo em Apodi, que é a (50%) da população do município, para produção agricola, bovina, caprinos, mel, entre tantas outras.
Recorde em Premiações e Compromisso com o Setor Agropecuário. Um dos destaques desta edição foi a distribuição da maior premiação da história do evento, totalizando R$ 100 mil. Os valores foram destinados a concursos, destaques e incentivos aos produtores participantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento e o reconhecimento do setor agropecuário local.
A IV EXPOAP 2025 reafirma Apodi como um polo de desenvolvimento e inovação no agronegócio potiguar, projetando a cidade no cenário estadual e nacional.