17 JUN 2025 | ATUALIZADO 16:23
MOSSORÓ
23/05/2025 08:41
Atualizado
23/05/2025 08:41

Maio Amarelo: PVT Mossoró e parceiros orientam estudantes sobre trânsito seguro

A+   A-  
A Prefeitura de Mossoró, através do Programa Vida no Trânsito (PVT), deu continuidade às ações do Maio Amarelo. Em parceria com o Detran/RN, escolas públicas receberam atividades educativas, teatrais e lúdicas sobre segurança no trânsito. A iniciativa visa conscientizar futuros condutores e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável. A campanha Maio Amarelo segue até o fim do mês com diversas ações educativas pela cidade.
Imagem 1 -  A Prefeitura de Mossoró, através do Programa Vida no Trânsito (PVT), deu continuidade às ações do Maio Amarelo. Em parceria com o Detran/RN, escolas públicas receberam atividades educativas, teatrais e lúdicas sobre segurança no trânsito. A iniciativa visa conscientizar futuros condutores e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável. A campanha Maio Amarelo segue até o fim do mês com diversas ações educativas pela cidade.
A Prefeitura de Mossoró, através do Programa Vida no Trânsito (PVT), deu continuidade às ações do Maio Amarelo. Em parceria com o Detran/RN, escolas públicas receberam atividades educativas, teatrais e lúdicas sobre segurança no trânsito. A iniciativa visa conscientizar futuros condutores e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável. A campanha Maio Amarelo segue até o fim do mês com diversas ações educativas pela cidade.

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Mossoró, via Programa Vida no Trânsito (PVT) deu sequência às ações educativas da campanha "Maio Amarelo". Na programação do dia, escolas públicas receberam ações teatrais e atividades lúdicas numa parceria com o Núcleo de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN).

Pela manhã, as ações de orientação para um trânsito seguro e responsável, bem como informações acerca da campanha "Maio Amarelo" foram repassadas para estudantes da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho. Na tarde, os alunos da Escola Estadual Centenário também foram contemplados com a iniciativa.

"É sempre importante nós trazermos essas reflexões para esse público que são pré-condutores. Além de serem pré-condutores, eles são pedestres e são passageiros. O trânsito hoje é esse complemento de várias pessoas que caminham, que hoje estão vulneráveis a sofrer um acidente. Estar na escola é uma forma de a gente chegar junto a esses adolescentes, tentar instigar para eles reflexões dessa necessidade que a gente tem de diminuir esse número de óbitos no trânsito", informou Ana Leine Carlos, assistente social e coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nas escolas, as atividades envolveram estudantes de 11 a 17 anos de idade. As informações sobre os cuidados no trânsito, prevenção de acidentes e responsabilidade de todos neste processo foram repassadas por meio do teatro e da música.

"Hoje a gente trazemos um trabalho educativo muito voltado para os motociclistas. Um trabalho nas escolas, porque acredita que esses futuros condutores possam ter uma educação melhor no trânsito. Hoje entendemos que não se chama mais de acidente, se chama de sinistro, porque o acidente pode ser evitado". De forma lúdica tentamos orientar esses condutores para ter um trânsito seguro", declarou Hamurab Figueiredo, subcoordenador de Educação do Detran/RN.

O Detran é um dos muitos parceiros do Programa Vida no Trânsito. "É um trabalho que fazemos não só no mês de maio. Neste mês intensificamos devido à campanha, mas é uma campanha que passamos o ano todo no intuito de salvar vidas. Hoje, entendemos que é uma epidemia esses acidentes com vítimas, tantas vítimas fatais, crescento em todo o mundo e a frota vem aumentando muito, inclusive a frota de motos superou a frota de carros", explicou Hamurab Figueiredo.

MAIO AMARELO - O “Maio Amarelo” é um movimento internacional que busca reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito. Com a participação da sociedade, a campanha reforça a necessidade de um comportamento mais seguro e responsável de todos e para todos, não apenas na teoria, mas também na prática, nas vias da cidade.

A campanha, que visa conscientizar a população sobre segurança no trânsito, iniciou no dia 1º de maio com o tradicional passeio ciclístico. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a iniciativa apresenta ao longo do mês diversas ações educativas, incluindo palestras, blitzen educativas e atividades voltadas à prevenção de acidentes.

PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO (PVT) – Este programa funciona na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e faz parte do setor de Vigilância Epidemiológica. Constituído por decreto municipal, o PVT possui um trabalho intersetorial com diversas instituições ligadas ao trânsito. Os representantes das instituições participam de reuniões e atividades programadas visando planejar estratégias para uma cultura de paz para o trânsito.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário