29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
01/12/2021 14:43
Atualizado
02/12/2021 07:45

“Escolas sem refrigerantes” relatório de Zenaide é aprovado no Senado

O PL 9/2017, aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais nesta terça-feira (30), tem a relatoria da senadora Zenaide Maia e trata da proibição da venda de refrigerantes nas escolas de ensino básico públicas e privadas. “É uma vitória da Educação Alimentar e uma prevenção da obesidade infantil!”, comemorou a senadora. O texto já pode seguir para análise da Câmara dos Deputados.

A senadora Zenaide Maia (PROS/RN) foi a relatora do projeto que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de ensino básico públicas e privadas.

O PL 9/2017, aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais nesta terça-feira (30), trata da proibição da venda de refrigerantes nas escolas de ensino básico públicas e privadas.

 “É uma vitória da Educação Alimentar e uma prevenção da obesidade infantil!”, comemorou a senadora. “A obesidade infantil é um problema de saúde pública mundial. Segundo o Ministério da Saúde, 3 a cada 10 crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no Brasil. Segundo a OMS, o Brasil estará na 5º posição no ranking de países com o maior número de crianças e adolescentes com obesidade em 2030, com apenas 2% de chance de reverter essa situação se nada for feito”, argumentou Zenaide em seu relatório.

Zenaide observou, também, que o projeto ajuda a escola e os pais a enfrentarem a força da publicidade dessas bebidas.

“É uma forma de estimular uma dieta mais saudável mediante a restrição do marketing de refrigerantes e do acesso a esses produtos no âmbito das escolas que provêm ensino básico”, assinalou a parlamentar em seu voto.

O PL 9/2017 é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede /AP) e também determina que os rótulos dos refrigerantes tragam alertas sobre o perigo do consumo excessivo. O texto já pode seguir para análise da Câmara dos Deputados, já que cabia à CAS a decisão terminativa sobre o projeto.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário