24 DEZ 2025 | ATUALIZADO 16:45
MOSSORÓ
Da redação
04/07/2017 13:12
Atualizado
14/12/2018 08:58

Cia Pão Doce de Teatro participa de Festival Internacional; "Honrados", diz ator

Trupe mossoroense participará do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em São Paulo, de 6 a 15 de julho. O festival é um dos mais importantes e antigos festivais do Brasil.
Cedida
A Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró, mais uma vez é destaque nacional. A trupe participará entre os dias 6 e 15 de julho do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, São Paulo. O espetáculo "A Casatória C'A Defunta" será o carro-chefe dos mossoroenses na Mostra. 

Ao todo, participarão da Mostra 117 atores, integrando 20 grupos. Vinte e três espetáculos de quatro países diferentes se apresentarão ao longo dos nove dias do evento. 

Segundo o ator Romerto Oliveira, o sentimento é de honra por participar de um evento tão importante para o teatro brasileiro. 

"Nos sentimos honrados por participar de um festival tão importante para a cena cultural no brasileira. Um festival que resiste em meio a atual situação política que vivenciamos. Participaremos com "A Casatória c'a Defunta", que tem direção de Marcos Leonardo", destacou ele.

A Companhia Pão Doce de Teatro vai participar de programação no Graneleiro, dento do FIT São José do Rio Preto 2017 - espaço de troca entre grupos, plateia, críticos, pensadores de artes. "Participaremos com o Sarau MPB's - Música e Poesia do Brasil", completou Romero.



Cia Pão Doce de Teatro

A Cia. Pão Doce de Teatro nasceu em 2002, da união de um grupo de atores para realização de uma única apresentação do espetáculo "A Aurora da Minha Vida", de Naum Alves de Souza, em comemoração aos 100 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia, a partir daí, não parou mais.

Sobre “A Casatória c’a Defunta”

O espetáculo conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco.

“A Casatória c”a Defunta” já participou da Aldeia Sesc Seridó 2015, XI Mostra Ariús de Teatro, Aldeia Palco Giratório (PB e RN), do III Festival O Mundo Inteiro é um Palco, organizado pelo grupo Clowns de Shakespeare, do 6º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas e do 17º encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

FIT Rio Preto

Em 2017, o FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto completa 48 anos de história. Criado em 1969 pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir de uma parceria com o Sesc São Paulo. 

O Festival anualmente leva aos palcos, às ruas e espaços alternativos, as diferentes possibilidades de diálogo com o teatro na contemporaneidade. O evento é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas. O FIT Rio Preto caracteriza-se por propor uma programação de grande valor artístico, estético e de reflexão crítica. Para além disso, a programação de espetáculos e atividades formativas são voltadas a democratização da produção, o acesso e a fruição dos bens e serviços culturais.

A programação, provocativa e em constante mudança, é aberta às mais diferentes tendências contemporâneas das artes cênicas.

A manutenção e progressão na seleção dos espetáculos, tanto do ponto de vista estético e formal quanto da experimentação e conteúdo, tem sido um dos principais diferenciais nesse processo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário