Natal, RN - A Operação Nordeste Integrado, uma iniciativa inédita de combate à criminalidade nas divisas estaduais, teve seu primeiro dia de ação com resultados significativos no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), foram cumpridos 30 mandados e 15 pessoas foram presas no estado.
A operação, que se estenderá até o final desta sexta-feira (08), mobiliza mais de 5.900 agentes de segurança pública de oito estados nordestinos. No RN, policiais civis e militares executaram 18 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. As ações ocorreram em cidades nas divisas com o Ceará e a Paraíba. Além das prisões, armas e drogas foram apreendidas.
O titular da SESED, coronel Francisco Araújo, destacou a importância da cooperação entre os estados. “Este é um esforço conjunto, que envolve inteligência, tecnologia e integração. É importante para a sociedade, para dar mais segurança à população”, afirmou.
A Operação Nordeste Integrado tem como principal objetivo desarticular organizações criminosas interestaduais. As ações se concentram em áreas de fronteira, com o objetivo de reduzir crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes e armas, além de roubos e furtos de veículos e cargas. As estratégias são baseadas em análises de "manchas criminais", o que permite maior efetividade nos territórios mais vulneráveis. No total, a operação em todos os estados expediu 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.