12 JAN 2026 | ATUALIZADO 15:08
MOSSORÓ
Da redação
31/01/2017 07:16
Atualizado
13/12/2018 07:10

Previsão é de chuvas para os próximos dias em Mossoró

De acordo o meteorologista José Espínola, da Ufersa, serão chuvas isoladas e mal distribuídas.
Maricelio Almeida/MH
A previsão é de chuvas para os próximos em Mossoró e região. Pelo menos esse é o prognóstico dos especialistas. De acordo com o meteorologista José Espínola, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), as precipitações que estão sendo registradas na cidade continuarão a cair de forma isolada e mal distribuídas.

“Essas chuvas que têm acontecido em todo o Nordeste, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, estão acontecendo de formas irregulares. Temos previsão de chuvas para os próximos dias aqui na região, mas serão essas chuvas isoladas, mal distribuídas, chove no Centro, não chove no Alto de São Manoel, isso deverá continuar acontecendo”, relatou ao MOSSORÓ HOJE.

Segundo o gerente de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, essas fazem parte do período de pré-estação chuvoso, sistema típicos dos meses quentes, principalmente janeiro.

“Esse sistema se forma decorrente da circulação do vento, que traz chuvas mais pontuais, mas que também pode trazer muita chuva, como aconteceu no final de semana na região do Alto Oeste, na Paraíba, sul do Ceará, essas chuvas não têm nada a ver com a estação chuvosa que começa em meados de fevereiro”, conclui.

Para a quadra invernosa, que se inicia em meados de fevereiro, a expectativa é de chuvas dentro da média, o que significa, para a região Oeste, algo em torno de 400 a 700 milímetros. Mesmo diante da previsão otimista dos meteorologistas, o homem do campo possui duas dúvidas quanto à possibilidade de bom inverno.

É o caso de Antônio Apolinário, morador do Sítio Hipólito II, zona rural de Mossoró. Aos 76 anos, 66 deles já dedicados à agricultura, Seu Antônio tem seus motivos para não acreditar que 2017 registrará chuvas dentro da normalidade.



“Meus avós, tios, pessoas que morreram com 80, 90 anos, diziam sempre: para ter inverno bom, a lua nova tem que ser nos dias 8,9 e 10 de janeiro, porque tem lua nova e lua cheia, duas forças no mês, esse ano a lua nova de janeiro foi agora no dia 27 e 28, não vai ter mais a força da lua cheia”, explica.

“Eles também diziam que quando você tiver uma vaca no curral, que ela der bezerra no ano e for macho, o outro ano será ruim de inverno. Lá em casa eu tenho vacas, que produziram três bezerros machos em 2016”, relata Seu Antônio, lamentando ainda os cinco anos seguidos de seca: “Foram cinco anos de sofrimento, e estou contando com seis”, conclui.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário