10 OUT 2024 | ATUALIZADO 18:29
ECONOMIA
26/09/2024 18:31
Atualizado
26/09/2024 18:31

PROEDI: empresa beneficiadas geram 56% dos postos de trabalho formais na indústria do RN

A+   A-  
Do total de 83 mil postos de trabalho formais na indústria do Rio Grande do Norte, 46.784 empregos são gerados pelas empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado (PROEDI). Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo programa. Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024.
Imagem 1 -  PROEDI: empresa beneficiadas geram 56% dos postos de trabalho formais na indústria do RN. Do total de 83 mil postos de trabalho formais na indústria do Rio Grande do Norte, 46.784 empregos são gerados pelas empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado (PROEDI). Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo programa. Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024.
PROEDI: empresa beneficiadas geram 56% dos postos de trabalho formais na indústria do RN. Do total de 83 mil postos de trabalho formais na indústria do Rio Grande do Norte, 46.784 empregos são gerados pelas empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado (PROEDI). Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo programa. Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024.

As empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado (PROEDI) geram pelo menos 46.784 empregos, representando 56% dos postos de trabalho formais na indústria do Rio Grande do Norte, que somam quase 83 mil vagas.

Esse percentual demonstra a importância do programa do Governo do Estado para estimular o desenvolvimento industrial no RN na geração de empregos no setor.

Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024.

Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo PROEDI. O Boletim, elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Industrial da SEDEC, mostra que a adesão das empresas tem crescido desde a instituição do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN.

Em 2019, o programa contava com a participação de 115 empresas. “Esse número refletia o início da implementação de um regime de incentivos fiscais voltado para o fortalecimento da indústria local, oferecendo isenções e reduções tributárias em troca de contrapartidas em geração de empregos, investimentos e desenvolvimento tecnológico”, observa a publicação.

O Boletim aponta que o crescimento para 296 empresas industriais beneficiadas em 2024 é um aumento significativo.

“Isso demonstra a eficácia do programa em atrair e manter investimentos industriais no Estado. Esse salto de adesões é resultado da combinação de políticas públicas eficientes com a confiança do setor produtivo nos benefícios proporcionados pelo programa”, constata.

“A ampliação do número de empresas inscritas reforça a importância de programas como o PROEDI para o fortalecimento da indústria e para a sustentabilidade do crescimento econômico regional”, acrescenta.

A análise ressalta que o impacto econômico dessa geração de empregos vai além da criação de oportunidades de trabalho. “Ao favorecer a manutenção e ampliação da força de trabalho nas indústrias, o PROEDI contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, promovendo maior circulação de renda, aumento no consumo e impulsionando setores secundários, como serviços e comércio”.

“Além disso, o programa estimula a competitividade das empresas que, ao se beneficiarem dos incentivos fiscais, conseguem otimizar seus custos e reinvestir em suas operações, seja em tecnologia, expansão ou treinamento de mão de obra”, observa.

O Boletim informa a geração de empregos do PROEDI por setores: na indústria alimentícia, 14.917; na têxtil, 12.403; na de transformação, 5.308; e na química e bioquímica, 4.570.

Acesse a íntegra do Boletim no site da SEDEC.



Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário