A gigante Jiangsu World Agricultural Machinery Co, que tem 30 mil funcionários na China e cerca de 15 mil em outros países, visitou as áreas próximos à antiga Porcelanati, no início da manhã deste sábado, 31, procurando uma área para instalar uma fábrica de máquinas agrícolas.
A comitiva chinesa, liderada pelo CEO Zhu Linjun, estava acompanhado com o secretário Alexandre Lima, da Secretaria Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Além de Mossoró, também estão visitando áreas em Apodi, Macaíba, Parnamirim e Natal.
Neste sexta-feira, a governadora Fátima Bezerra recebeu nesta a comitiva chinesa composta pelos diretores da Jiangsu World Agricultural Machinery Co., Zhu Linjun (CEO), Liu Furui (Gerente Geral Adjunto), Wu Han – (Assistant do CEO), Ni Xindong – pós-doutor pela China Agricultural University e os doutorando Tola e Mateen, na sede da Governadoria, em Natal.
Na ocasião, a governadora destacou que a chegada da gigante chinesa na área de fabricação de máquinas agrícolas é o resultado de um trabalho que desenvolve no Rio Grande do Norte há 7 anos. O secretário Alan Silveira, de Desenvolvimento Econômico, enfatizou: "Temos áreas físicas disponíveis, incentivos fiscais e localização para atender ao Nordeste, Brasil e até o mercado da América Latina”.
"Trabalho que fazemos no âmbito do Governo do Estado e do Consórcio Nordeste e aliados à política do Governo Federal, o que garante estabilidade política e segurança jurídica. Já temos uma residência na UERN em Apodi para aprofundar estudos junto à agricultura familiar e um campo de estudos e adaptação de máquinas em Apodi”, disse a governadora Fátima Bezerra.
A Jiangsu World é uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, com 30 mil funcionários na China e 15 mil em outros países. Em sua primeira visita ao Brasil Zhu Linjun declarou que “Brasil e China são países muito grandes, com grandes populações que passaram por muitas dificuldades e, agora, estão diante de grandes oportunidades. Temos tecnologia e temos como fazer as melhores máquinas adaptadas para atender ao brasileiro”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, informou que a empresa vem ao RN estudar viabilidade e o governo está apresentando suas políticas de incentivo e atratividade. “O Rio Grande do Norte tem as melhores condições para receber a fábrica de equipamentos agrícolas que irão modernizar e tecnificar a produção”. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira reforçou: “Temos áreas físicas disponíveis, incentivos fiscais e localização para atender ao Nordeste, Brasil e até o mercado da América Latina”.
Representantes do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) em Natal e Ipanguaçu, professores Hugo Manso e Geraldo Júnior externaram o apoio da instituição para consolidar o investimento no RN. “Atuamos em todo o Estado e podemos contribuir com informações e estudos para fortalecer a agricultura familiar”, registrou Hugo Manso.
Acompanhados por secretários e técnicos do Governo do RN, a comitiva vai visitar Mossoró para conhecer a realidade local e uma das áreas disponíveis para instalação da fábrica. Isto aconteceu no início da manhã deste sábado, 31. Vão visitar também áreas em Apodi, Macaíba, Parnamirim e Natal.
Ao receber os empresários chineses, Fátima Bezerra esteve acompanhada também dos secretários adjuntos do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; da Sedraf, Flamínio Oliveira, e da Sape, Marcelo Júnior.