A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou os editais referentes à chamada pública nº 001/2022, cujo objetivo é a aquisição, pelas escolas da Rede Municipal de Ensino, de gêneros alimentícios da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações (cooperativas e associações).
Os interessados em participar da chamada pública podem apresentar seus projetos de venda até o dia 13 de julho.
Os editais estão disponíveis no endereço eletrônico www.prefeiturademossoro.com.br, em banner que pode ser acessado na página inicial do portal.
A documentação para habilitação e o projeto de venda devem ser encaminhados para o e-mail da escola para qual deseja fornecer os gêneros alimentícios.
“Lembramos que a chamada pública oportuniza que vários agricultores familiares e empreendedores rurais participem do processo de seleção para o fornecimento dos gêneros alimentícios em várias escolas. Essa compra qualifica o nosso cardápio, pois são itens in natura, provenientes da nossa região”, destaca a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Shirlley Martins.
A coordenadora explica ainda que o fornecedor classificado em primeiro lugar, em cada escola, deve apresentar as amostras dos alimentos por meio de videoconferência, no dia 14 de julho de 2022, para avaliação e seleção dos produtos a serem adquiridos.
Os contratos com os selecionados, cuja validade é de um ano, começam a ser assinados no dia 15 de julho.
De acordo com a Shirlley Martins, para a aquisição dos produtos estão sendo destinados mais de 30% dos recursos federais recebidos pelas Unidades Executoras das instituições de ensino da Rede Municipal, referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Serão 10 itens fornecidos por agricultores da região: banana pacovan, batata doce, coentro, goiaba vermelha, jerimum de leite, mamão tipo formosa, maracujá, melancia, melão japonês e polpa de fruta no sabor acerola.
“Destacamos ainda que o processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para as Unidades de Educação Infantil (UEIs) também está em andamento, caminhando para a etapa final. O resultado final será publicado Jornal Oficial de Mossoró (JOM)”, concluiu Shirlley Martins.