20 DEZ 2025 | ATUALIZADO 19:01
MOSSORÓ
04/07/2022 15:11
Atualizado
04/07/2022 15:11

Mossoró: CCZ estima imunizar 80% dos 38.118 cães e gatos contra raiva

A campanha nacional de imunização contra a doença foi iniciada nesta segunda-feira (4). No município, a vacinação dos animais já vinha sendo realizada há algum tempo, em virtude da grande quantidade de casos que estavam sendo notificados na zona rural. “A vacinação funciona como uma forma de bloqueio do vírus até o homem. Pedimos que toda a comunidade adira à campanha de vacinação antirrábica para que possamos estabelecer esse bloqueio entre o vírus e o homem”.
FOTO: WILSOM MORENO

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (4) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a estimativa é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

O órgão vinculado à Secretaria de Saúde enviou às comunidades Agrovila Maísa e Sussuarana seis equipes de vacinadores para iniciar os trabalhos na zona rural. Os moradores da Maísa destacaram a importância do trabalho a ser realizado de casa em casa.

“É bem importante para a gente. É uma importância válida, principalmente que eu não tenho gato, o animal que aparece aqui é de rua. Eu tenho criança e é muito interessante esse trabalho de vocês”, disse a dona de casa Wigna de Alencar.

“É muito bom porque evita doenças e a gente não tem que se deslocar a Mossoró. Quem tem transporte é bom, mas quem não tem fica mais difícil ir até a cidade”, falou Josivânia Tomaz da Silva, que comemorou o fato de não ter que se deslocar a Mossoró para vacinar seu gato de estimação.

“Aqui em casa vacinei quatro animais, sendo duas gatas e duas cachorras”, explicou o comerciante Francisco das Chagas.

Médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Genicleyton de Gois explica que o vírus da raiva é um dos mais letais da natureza e provoca no ser humano e nos animais encefalite aguda e progressiva, que pode levar à morte.

“A vacinação funciona como uma forma de bloqueio do vírus até o homem. Pedimos que toda a comunidade adira à campanha antirrábica de vacinação para que possamos estabelecer esse bloqueio entre o vírus e o homem”.

Além da zona rural, na zona urbana os tutores poderão levar os animais para serem imunizados no próprio CCZ, localizado à rua Moisés Costa Lopes, no bairro Nova Betânia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário